WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

O amor em tempos de consumo

Mais Imagens

O amor em tempos de consumo

Preço: R$39,00

Preço Promocional R$33,93

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

As simulações do sentir parecem estar rondando a contemporaneidade e nos impele a diferentes emergências emocionais, dentre elas, a experiência do amor como solução para as nossas angústias frente às contradições e tensões do mundo público. Ao longo da modernidade, fomos sendo convencidos/as de que a vida íntima é o único projeto satisfatório e que a esfera pública é caótica e está permeada por severas ameaças ao Eu. Foi a partir dessas reflexões que o projeto de pesquisa “Amor, gênero e subjetividade de consumo: desafios teóricos para uma vida sem violência” foi gestado e o tema dos afetos articulado com o problema da violência contra mulheres, que marca as relações de poder na perspectiva de gênero e é marcada pelas idealizações do amor herdadas da modernidade. A vida afetiva está atravessada por condições econômicas, políticas e subjetivas, e buscamos, neste livro, reunir as reflexões teóricas tecidas no processo investigativo que buscou explicitar a relação entre as exigências normalizadoras do amor – chamado amor-norma – e as linhas de fuga às modelizações - amor-experiência - que versa sobre uma forma de afeto livre e nômade. Nas sobredeterminações do amor-norma, encontramos o consumo e sua oferta ilimitada de objetos de desejo, que além de ser um dos maiores trunfos do capitalismo em eterna crise, cria a forma de existência paradoxal e, com isso, subjetividades travessadas pelo mesmo paradoxo: a proliferação das ofertas cria a impressão de vivermos nossa vida com liberdade para escolher ao passo que não podemos escolher nossa forma de viver. E essa economia tem também capturado o amor. Nesse conjunto complexo de forças que nos atravessam há, pois, a possibilidade de novos agenciamentos e a escrita deste livro é um convite para jogar o jogo do amor com o mínimo de dominação.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Ondina Pena Pereira

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Geral, Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília, tendo realizado pós-doutorado em Psicologia Social na Université du Québec à Montreal. É professora adjunta da universidade Católica de Brasília, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, onde coordena o Laboratório de Saúde Mental, Estética e Política, no qual se desenvolvem pesquisas na área de saúde e sua relação com as ciências humanas e a filosofia; pedagogias de resistência; epistemologias em psicologia; teorias de gênero e feminismos; imagens técnicas e teoria do simulacro; teorias da potência e da diferença.

Flávia Bascuñán Timm

Doutora em Psicologia, psicóloga, pesquisadora na área de gênero e violência contra mulheres, docente do curso de Psicologia da Universidade Católica de Brasília.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Crv
Autor Ondina Pena Pereira Flávia Bascuñán Timm
ISBN-13 9788544420423
Edição
Ano da edição 2017
Número de Páginas 142

Talvez você se interesse por estes produtos

Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: