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O deficiente no discurso da legislaçao

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O deficiente no discurso da legislaçao

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Sinopse Esse livro questiona os efeitos de sentido no discurso produzido pela legislação educacional a respeito do sujeito deficiente. Para tanto, o autor utiliza a análise de discurso, que investiga aspectos linguísticos e ideológicos no processo de produção do sentido e de constituição do sujeito. A obra revela que, no discurso da legislação, a incompletude e a falta são tomadas como falha, imperfeição e não como possibilidade, desejo. Embora o processo de tornar-se sujeito implique a ideia de um possível, como mostra o autor, a legislação não deixa espaço à indeterminação necessária para a subjetividade. As diferentes formas de designar o deficiente, na perspectiva discursiva, ultrapassam a retórica ingênua e podem revelar que, para além dos fatores biológicos, são os processos ideológicos, sociais e econômicos que constituem e atualizam os sentidos e o próprio sujeito. SumárioAPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: O DISPOSITIVO TEÓRICO 1. A ANÁLISE DE DISCURSO Constituição da teoria Discurso, texto e autor A produção do discurso Formação discursiva, interdiscurso e memória Sentido e sujeito Silêncio e sentido Enunciação e interpretação Hibridismo cultural e construção multicultural da igualdade e da diferença Parte II: OS DISCURSOS SOBRE O SUJEITO DEFICIENTE 2. A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS Corpus Constituição do corpus Recortes 3. A CONSTITUIÇÃO DA ÁREA ESPECÍFICA Discursos da legislação Brasil Colônia Brasil Império Brasil República 4. OS SENTIDOS DE SUJEITO DEFICIENTE Deficiência, diferença e diversidade Normal e anormal, exclusão e inclusão do sujeito deficiente Parte III: OS SENTIDOS NO DISCURSO SOBRE O SUJEITO DEFICIENTE 5. EFEITOS DE SENTIDO NO DISCURSO LEGISLATIVO SOBRE O SUJEITO DEFICIENTE A designação do sujeito "Cidadãos brasileiros" De "no que for possível" a "preferencialmente" CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sumário

Summary

Sinopse Esse livro questiona os efeitos de sentido no discurso produzido pela legislação educacional a respeito do sujeito deficiente. Para tanto, o autor utiliza a análise de discurso, que investiga aspectos linguísticos e ideológicos no processo de produção do sentido e de constituição do sujeito. A obra revela que, no discurso da legislação, a incompletude e a falta são tomadas como falha, imperfeição e não como possibilidade, desejo. Embora o processo de tornar-se sujeito implique a ideia de um possível, como mostra o autor, a legislação não deixa espaço à indeterminação necessária para a subjetividade. As diferentes formas de designar o deficiente, na perspectiva discursiva, ultrapassam a retórica ingênua e podem revelar que, para além dos fatores biológicos, são os processos ideológicos, sociais e econômicos que constituem e atualizam os sentidos e o próprio sujeito. SumárioAPRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: O DISPOSITIVO TEÓRICO 1. A ANÁLISE DE DISCURSO Constituição da teoria Discurso, texto e autor A produção do discurso Formação discursiva, interdiscurso e memória Sentido e sujeito Silêncio e sentido Enunciação e interpretação Hibridismo cultural e construção multicultural da igualdade e da diferença Parte II: OS DISCURSOS SOBRE O SUJEITO DEFICIENTE 2. A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS Corpus Constituição do corpus Recortes 3. A CONSTITUIÇÃO DA ÁREA ESPECÍFICA Discursos da legislação Brasil Colônia Brasil Império Brasil República 4. OS SENTIDOS DE SUJEITO DEFICIENTE Deficiência, diferença e diversidade Normal e anormal, exclusão e inclusão do sujeito deficiente Parte III: OS SENTIDOS NO DISCURSO SOBRE O SUJEITO DEFICIENTE 5. EFEITOS DE SENTIDO NO DISCURSO LEGISLATIVO SOBRE O SUJEITO DEFICIENTE A designação do sujeito "Cidadãos brasileiros" De "no que for possível" a "preferencialmente" CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Informação Adicional

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editora Papirus
Categoria E.Inclusiva
Autor REINOLDO MARQUEZAN
ISBN 8530808886
ISBN-13 9788530808884
Edição 1
Ano de Lançamento 2009
Número de Páginas 160
Indisponível no fornecedor Não
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