TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

O desenvolvimento de competencias sociocognitivas - novas perspectivas

Mais Imagens

O desenvolvimento de competencias sociocognitivas - novas perspectivas
R$69,99

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O estudo das competências sociocognitivas ocupa um lugar central na investigação do desenvolvimento sociocognitivo e é hoje um dos tópicos de pesquisa mais produtivos da psicologia contemporânea.
Os temas abordados apresentam como característica comum a aceitação da interação social como propulsora dos diversos aspectos do desenvolvimento sociocognitivo. Assim, a aquisição e O desenvolvimento da linguagem, em especial em seus aspectos pragmáticos; a evolução da capacidade de representar a si e aos outros como seres dotados de estados mentais, a capacidade e desenvolvimento precoces do julgamento moral autônomo; e a importância da empatia como construto que interliga os aspectos cognitivos e afetivos presentes na sociocognição atesta esta preferência teórico-epistemológica.
Os autores esperam que os trabalhos apresentados promovam a troca entre pesquisadores de várias áreas sobre o tema das competências sociocognitivas e suscitem novas e produtivas investigações, tornando este livro uma ferramenta útil para a consulta de psicólogos, pesquisadores e estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação, que têm interesse no atendimento clínico e educacional das crianças.

Sumário

Summary

Apresentaçao: O desenvolvimento de competencias sociocognitivas 7

1. Aspectos sociocognitivos no desenvolvimento inicial da linguagem: input linguistico, interaçao social, atençao conjunta e emoçao 13

2. Contos e narrativas infantis: analise das logicas de organizaçao narrativa 37

3. Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: subsidios teorico-praticos 63

4. Coerencia e teoria da mente no discurso narrativo infantil 95

5. Efeitos da linguagem materna na compreensao de estados mentais em crianças autistas 121

6. Pragmatica da linguagem e representaçao de crença 143

7. O papel da teoria da mente no desenvolvimento da compreensao de ironia 167

8. Empatia: desafios conceituais e relaçoes com a moralidade e o comportamento pro-social 189

9. A contruçao do conhecimento social na infancia: pesquisas recentes e novas perspectivas para a psicologia do desenvolvimento sociomoral 223

Sobre os autores 251

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Antonio Roazzi

É Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também titulo de ?Dottore? em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford e Instituto Di Scienze e Tecnologie Della Cognizione, ISTC, Roma, Itália. Pesquisador Nivel 1A do CNPq, foi membro de Comitês de Avaliação do CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Sócio-Cognitivo. Ultimamente atua principalmente nos seguintes temas: consciência e autoconsciência, ayahuasca e estados ampliados de consciëncia, psicologia do desenvolvimento sócio-cognitivo, aprendizagem da leitura e escrita, lógica mental, teoria da mente, percepção de risco e apego. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013).

Tania Mara Sperb

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento - University of London (1984) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento - University Of London (1989). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo, e interação social.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Vetor
Categoria DH.Geral
Autor ANTONIO ROAZZI E TANIA MARA SPERB
ISBN-13 9788575856987
Edição
Ano de Lançamento 2013
Número de Páginas 256
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: