WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Pesquisas sobre comportamento no transito

Mais Imagens

Pesquisas sobre comportamento no transito
R$96,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Capítulo 1. Pesquisas sobre comportamento no trânsito: uma breve introdução; 

Capítulo 2. Comportamento no trânsito: uma perspectiva da psicologia ambiental; 

Capítulo 3. Espaço público e civilidade no trânsito: um estudo de hábitos e atitudes de motoristas e pedestres da cidade de São Paulo; 

Capítulo 4. A acidentalidade no transporte coletivo da cidade de São Carlos;

 Capítulo 5. Comportamento de risco de mototaxistas e envolvimento em acidentes; 

Capítulo 6. Uma análise da percepção de risco de pedestres e dos comportamentos de riscos de travessia; 

Capítulo 7. Padrão de comportamento de pedestres em travessias semaforizadas: um modelo conceitual; 

Capítulo 8. Aspectos ambientais e psicológicos que influenciam o uso da bicicleta; 

Capítulo 9. Formas de inclusão da bicicleta entre a população universitária; 

Capítulo 10. Justificativas de motoristas para infrações de trânsito: uma análise a partir do desengajamento moral;

 Capítulo 11. O que a psicologia tem a dizer sobre o comportamento de desobediência à lei no estacionamento público?; 

Capítulo 12. Impactos de elementos físicos do ambiente de trânsito sobre o comportamento de velocidade dos motoristas;

 Capítulo 13. Um estudo sobre o uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão que cruzam as capitais do Brasil; 

Capítulo 14. Análise do trabalho do Psicólogo Perito Examinador de Trânsito; 

Capítulo 15. Avaliação Psicológica e Segurança no Trânsito: problemas e desafios.

Sumário

Summary

Por que agimos de maneira tão individualista no trânsito? Por que cometemos infrações mesmo sabendo que esse comportamento é inadequado? Quais as maneiras de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo? Por quais razões, de modo geral, os mototaxistas dirigem tão perigosamente? A realização de avaliação psicológica de motoristas implica necessariamente mais segurança para o trânsito? Essas e outras perguntas remetem à necessidade da adoção de ações efetivas para a promoção de um trânsito mais seguro e harmonioso.

Neste livro, o leitor terá contato com pesquisas brasileiras relevantes

desenvolvidas no campo da psicologia e de outras áreas do conhecimento (por exemplo, a engenharia, a arquitetura, a sociologia, a medicina entre outras), com enfoque na dimensão comportamental no trânsito. O livro é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como aos pro fissionais de psicologia e de outras esferas do conhecimento que atuam na área de trânsito

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Hartmut Günther

Estudou psicologia nas universidades de Hamburg, Alemanha (1966-67) e de Marburg, Alemanha (1967-68) e possui graduação em Psicologia pelo Albion College, Michigan, EUA (1969). Realizou mestrado em psicologia experimental (AEC) na Western Michigan University (1970) e doutorado em Psicologia Social na University of California at Davis (1975). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, onde ensina Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Planejamento de Pesquisa e Métodos Inferenciais. Realiza pesquisas no campo de psicologia ambiental, especialmente sobre qualidade de vida urbana e psicologia do trânsito.

Fábio Henrique Vieira de Cristo e Silva

Sou psicólogo (CRP-17/1296), especialista em Gestão de Pessoas e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizei o doutorado em Psicologia social, do trabalho e das organizações na Universidade de Brasília. Sou pesquisador colaborador nessa instituição, onde realizo o Pós-doutorado vinculado ao Laboratório de Psicologia Ambiental. Desenvolvo pesquisas sobre as relações pessoa-ambiente no contexto do trânsito. Atuo também como professor de cursos de capacitação para psicólogo perito examinador de trânsito e de especializações em psicologia do trânsito e medicina do tráfego. Coordenei a comissão de psicologia do trânsito do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (2007-2008). Escrevi capítulos de livro, artigos científicos e tenho proferido conferencias em instituições e eventos promovidos por empresas do setor de transportes, associações profissionais e científicas. Em 2012, publiquei o meu primeiro livro destinado ao público geral: "Psicologia e Trânsito: Reflexões para Pais, Educadores e (Futuros) Condutores" pela editora Casa do Psicólogo. Um dos textos do livro foi solicitado pelo representante do sindicato dos instrutores de trânsito para compor as justificativas ao projeto que visava a regulamentar a profissão de instrutor no Brasil (atualmente aprovado). Sou consultor do Conselho Federal de Psicologia na elaboração de referências técnicas para atuação do psicólogo em políticas públicas de trânsito, transporte e mobilidade urbana. Escrevo o blog Psicologia e Trânsito, que tem o objetivo de disseminar conhecimentos psicológicos aplicados ao trânsito para o público geral. Coordeno a Rede Latino-Americana de Psicologia do Trânsito (RELAPSITRAN), um grupo virtual que abrange colegas de vários países com o objetivo trocar informações, conhecimentos e ideias. Fundei o Portal de Psicologia do Trânsito, cujo objetivo é disseminar a área no Brasil e, simultaneamente, socializar os conhecimentos produzidos pelos profissionais que estudam o comportamento no trânsito em outros países. Este Portal, recentemente, foi citado pelo eminente empresário brasileiro Abílio Diniz em seu blog, sugerindo reconhecimento como fonte relevante de informação.

Ingrid Luiza Neto

Sou graduada em Psicologia e Pedagogia e tenho mestrado e doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Em 2013/2014 fiz meu doutorado sanduíche, na Old Dominion University, Estados Unidos, onde atuei como pesquisadora visitante no Behavioral Psychology Research & Analysis Team, na área de psicologia do trânsito. Nos últimos anos, tenho trabalhado como pesquisadora no Laboratório de Psicologia Ambiental e no Grupo de Pesquisa sobre Comportamento em Transportes e Novas Tecnologias, ambos na UnB. Em 2015, co-organizei o livro Pesquisas sobre Comportamento no Trânsito. Também atuo como docente em cursos de graduação e de formação de profissionais da área de trânsito (psicólogos, gestores públicos, instrutores e diretores), ministrando disciplinas nas áreas de avaliação psicológica, psicologia geral, psicologia social, psicologia ambiental, sustentabilidade e educação para o trânsito. Atuo também como consultora na área de educação para o trânsito, analisando projetos e materiais pedagógicos de educação para o trânsito. Fui membro da Câmara Temática de Educação e Cidadania do CONTRAN.

Zuleide Oliveira Feitosa

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Maranhão (2001), especialização em Gestão e Bem-estar Organizacional (2005), UnB, e mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Doutoranda do programa de pós-graduação em transportes pela UnB. Atualmente é professora - Seminário Presbiteriano de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsito, motorista, psicologia.Tem experiencia em lecionar metodogia de pesquisa.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Artesa
Autor HARTMUT GUNTHER, FABIO DE CRISTO, INGRID NETO, ZULEIDE OLIVEIRA FEITOSA
ISBN-13 9788580403152
Edição
Ano da edição 2015
Número de Páginas 384
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: