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SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
REFERÊNCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICO
A ORIENTAÇÃO FENOMENOLÓGICA-EXISTENCIAL
A ORIENTAÇÃO HISTÓRICA
CAPÍTULO I
MOUNIER E O PERSONALISMO
EMMANUEL MOUNIER: TRAJETÓRIA DE VIDA
O QUE É PERSONALISMO
DIMENSÃO FILOSÓFICA: ALGUMAS POLÊMICAS
CAPÍTULO II
A EXISTÊNCIA E AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO PESSOAL
ANTROPOLOGIA PERSONALISTA
PESSOA E EXISTÊNCIA
AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO PESSOAL
PESSOA E NATUREZA
PESSOA E COMUNICÇÃO
PESSOA E RECOLHIMENTO
PESSOA E AFRONTAMENTO
PESSOA E LIBERDADE
PESSOA E TRANSCENDÊNCIA
PESSOA E ENGAJAMENTO
>B>CAPÍTULO III
PESONALISMO, CAPITALISMO, MARXISMO, EXISTENCIALISMO E CRISTIANISMO
CAPITALISMO: A DESORDEM ESTABELECIDA
MARXISMO: A ANULAÇÃO DA PESSOA
EXISTENCIALISMO: A AUSÊNCIA DO OUTRO
CRISTIANISMO: A AFIRMAÇÃO DA TRANSCÊNDENCIA
REVOLUÇÃO PERSONALISTA E COMUNITÁRIA
CAPÍTULO IV
PERSONALISMO E EDUCAÇÃO
PERONALISMO E EDUCAÇÃO: A PERSONALIZAÇÃO DA RAZÃO
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO PERSONALISMO
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO PERSONALISMO
EDUCAÇÃO COMO DESPERTAR DA PESSOA
EDUCAÇÃO E LIBERDADE
EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO
EDUCAÇÃO E RECOLHIMENTO
EDUCAÇÃO E COMUNIDADE
EDUCAÇÃO E ENGAJAMENTO
EDUCAÇÃO COMO EDUCAÇÃO POPULAR
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS - Sumário
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Summary
Para Mounier, uma das principais funções da filosofia e, por extensão, da educação, é a de despertar. Este despertar assume a dimensão de um apelo para nos desinstalar dos nossos "confortos", dos nossos "orgulhos", dos nossos "cansaços", das nossas "ocupações", da nossa "alienação". É um grito contra a nossa comodidade e contra a decadência das nossas estruturas políticas, econômicas, sociais e morais. O "despertar" aqui assume um sentido pedagógico de desafio, como o método da ironia proposto por Sócrates para instigar, para desafiar os seus interlocutores ao debate. Só que para Mounier o despertar não tem a função apenas de debate, da busca pelo esclarecimento das estruturas geradoras da negação da pessoa, mas, especialmente, de assumir uma atitude de afrontamento, de combate e de mudança destas estruturas. Portanto, despertar é uma "tomada de consciência", consciência que implica uma "recusa" dos mecanismos de reificação do homem e, ao mesmo tempo, um apelo a uma intervenção que contribua para a mudança destes mecanismos.
- Sobre o Autor
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Sobre o Autor
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atuando tanto na graduação em pedagogia quanto na pós-graduação stricto sensu em Educação (mestrado e doutorado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Fenomenologia, Ciências ee Educação do CNPq e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia (NEPEFE) da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia, Educação e Formação Humana. Atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia e Educação; Fenomenologia e Educação; Filosofia, Ética e Educação; Filosofia, Educação e Cidadania.
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editora Alinea Autor ADAO JOSE PEIXOTO ISBN-13 9788575163559 Edição 1ª Ano da edição 2009 Número de Páginas 98
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