WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Possibilidades de aprendizagem - açoes pedagogicas para alunos com dificuldade e deficiencia

Mais Imagens

Possibilidades de aprendizagem - açoes pedagogicas para alunos com dificuldade e deficiencia
R$51,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

A implantação das políticas de inclusão escolar assim como os resultados obtidos nos diferentes instrumentos de avaliação da qualidade da educação — sejam nacionais ou internacionais — têm dado crescente visibilidade a uma população escolar que se constitui em constante desafio para os educadores: os alunos que apresentam dificuldades para aprender e os alunos com deficiências. 

Enfrentar essa problemática é o propósito deste livro, organizado com o objetivo de trazer contribuições para a reflexão dos contextos inclusivos, das práticas sociais e das concepções que estão em suas bases, assim como, especificamente, trazer uma compreensão dos processos de aprendizagem desses alunos, e estimular, principalmente, novas práticas pedagógicas.
O livro coloca em relevância a aprendizagem escolar, em análises reflexivas e propositivas. Enfatiza as condições e oportunidades que, na escola, oportunizam aos sujeitos superarem obstáculos externos e condições subjetivas, fortalecendo suas possibilidades no processo de aprender.

Sumário

Summary

Apresentação

Capítulo 1
Deficiência como Iatrogênese
Ingrid Lilian Fuhr Raad
Elizabeth Tunes

Capítulo 2
Os Aspectos Subjetivos no Desenvolvimento de Crianças com Necessidades Especiais: além dos limites concretos do defeito
Fernando L. González Rey

Capítulo 3
A Superação das Dificuldades de Aprendizagem e as Mudanças na Subjetividade
Maristela Rossato
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 4
Aprendizagem de Pessoas com Deficiência Intelectual: desafios para o professor
Alexandra Ayach Anache

Capítulo 5
Errata: onde se lê deficiente mental, leia-se criança que aprende como sujeito de possibilidades
Anelice S. Batista
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 6
Linguagem, Fala e Audição nos Processos de Aprendizagem: desafios e estratégias

Cristina M. Madeira Coelho

Capítulo 7
Significação e Aprendizagem do Aluno Surdo
Celeste Azulay Kelman

Capítulo 8
O Intérprete de Língua de Sinais e a Ação Pedagógica no Processo de Aprendizagem do Sujeito Surdo
Bianca Carrijo Cordova
Maria Carmen V. R. Tacca

Capítulo 9
A Aprendizagem dos Alunos com Deficiência Visual: reflexões a partir de uma pesquisa no ensino superior
Patrícia Neves Raposo
Albertina Mitjáns Martínez

Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Albertina Mitjáns Martínez

Possui graduação em Psicologia - Universidad de La Havana (1971), doutorado em Ciencias Psicologicas - Universidad de La Havana (1993) e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri ( 2007) . Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília e professora colaboradora dda Especialização em Psicopedagogía Clinica da Universidade de Buenos Aires . Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva histórico-cultural , com ênfase em Criatividade e Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, subjetividade, aprendizagem e educação inclusiva.

Maria Carmen Tacca

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), com estudos de Pós-doutorado na PUC-Campinas, abordando a questão da aprendizagem relacionada à subjetividade humana em parceria com o Prof. Dr. Fernando Luis González Rey. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1994) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca (1974). É professora adjunta da Universidade de Brasília- Faculdade de Educação, atuando em ensino e pesquisa na graduação e pós-graduação. Seus estudos e pesquisas enfocam temas gerados na interface da Educação com a Psicologia. na abordagem histórico-cultural , com interesse principal nos seguintes tópicos interelacionados: relação professor-aluno, processos comunicativos, a significação da aprendizagem, processo de escolarização e fracasso escolar, cotidiano da sala de aula, ação docente e desenvolvimeto da subjetividade na educação. Esses tópicos são estudados nos diferentes níveis de ensino, ou seja, desde a educação infantil até o ensino superior e pós-graduação.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor ALBERTINA MITJANS MARTINEZ/TACCA
ISBN-13 9788575164662
Edição 1
Ano da edição 2011
Número de Páginas 278
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: