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PROADE PROPOSTA DE AVALIACAO DAS DIFICULDADES ESCOLARES

PROADE PROPOSTA DE AVALIACAO DAS DIFICULDADES ESCOLARES
R$150,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

SUMÁRIO PROADE - Volume 1

I - Apresentação

II - Componentes

III - Instruções

IV - Roteiros para Registro e Análise

  • Informações Iniciais e Anamnese

  • Observação dos Aspectos Psicossociais e Comunicativos Gerais

  • Avaliação da Linguagem Oral - versão fonoaudiólogos

  • Avaliação da Linguagem Oral - versão não fonoaudiólogos

  • Avaliação da Leitura

  • Avaliação da Escrita

  • Avaliação da Aprendizagem em Matemática

  • Observação do Material Escolar e Outros Documentos

  • Verificação da Rotina Escolar

  • Conclusão da Avaliação

V - Considerações Teóricas

 


SUMÁRIO PROADE - Volume 2

1 - Instrumentos para a Avaliação da Linguagem Oral

  1. Perguntas dirigidas: contato inicial

  2. Figuras para nomeação

  3. Lista de palavras para repetição oral

  4. Cenas para elaboração oral

  5. Sequência lógica de figuras para elaboração oral

  6. Perguntas da sequência lógica temporal

2 - Instrumentos para a avaliação da leitura

  1. Leitura das letras maiúsculas e minúsculas do alfabeto

  2. Leitura de palavras

  3. Leitura de letras/vogais, sílabas simples e palavras conhecidas (1ºano)

  4. Textos:

    1. O papagaio da dona Emília (1º ano)
    2. No tempo dos meus bisavós (2º ano)
    3. Preguiça (2º ano)
    4. Produtos Industrializados (3º ano)
    5. Ninguém é igual a ninguém (3° ano)
    6. Carrapinhão (4º ano)
    7. O toco do lápis (4º ano)
    8. A incapacidade de ser verdadeiro (5º ano)
    9. A bola (5º ano)

3 - Instrumentos para a avaliação da compreensão de leitura

4 - Instrumentos para a avaliação da escrita

  1. Escrita a partir de figuras

  2. Lista de palavras para ditado (1°, 2º, 3°, 4°, 5º anos)

  3. Cenas para a Elaboração Escrita

  4. Produção de escrita a partir de histórias em sequência

5 - Instrumentos para a avaliação da aprendizagem em matemática

6 - Gabarito - Avaliação da aprendizagem em matemática

7 - Gabarito - Avaliação da compreensão de leitura

8 - Bibliografia dos textos da avaliação de leitura

Sobre as Autoras

Sumário

Summary

Apresentamos a PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:• Informações Iniciais e anamnese• Aspectos psicossociais e comunicativos gerais• Linguagem oral• Leitura oral• Escrita• Aprendizagem em matemática • Material escolar e outros documentos• Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos. O Caderno 1 contém a Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção. O Caderno 2 é de Aplicação, com as atividades avaliativas para cada ano escolar.  

Sobre o Autor

Sobre o Autor

STELLA MARIS CORTEZ BACHA

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -1983-, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. Tem título de Especialista pelo CFFa em: Linguagem, Motricidade Orofacial, Fonoaudiologia Educacional e Fonoaudiologia Neurofuncional; especialização em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior. Atuação clínica e educacional. Diversas publicações. Ministra aulas em vários cursos de especialização. 

MARIA RITA FIGUEIREDO TOLEDO VOLPE

Graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -1976-. Diretora Técnica do Centro de Desenvolvimento do Potencial Humano Raio de Luz, escola especial e do Instituto Rita Volpe de Reabilitação dos Transtornos do Desenvolvimento e Aprendizagem, idealizadora e fundadora da Oficina da Linguagem, materiais Educativos e de Reabilitação, fonoaudióloga clínica e escolar com atuação nos seguintes temas: educação especial - transtornos de aprendizagem da leitura e escrita - transtornos de fala e linguagem, transtornos da motricidade orofacial. 

Detalhes do Produto

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editora Booktoy
Autor STELLA MARIS CORTEZ BACHA, MARIA RITA FIGUEIREDO TOLEDO VOLPE
ISBN-13 9788565027113
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 144
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