TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Contribuiçoes da neuropsicologia e da psicologia para intervençao no contexto educacional

Mais Imagens

Contribuiçoes da neuropsicologia e da psicologia para intervençao no contexto educacional
R$169,40

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O livro oferece um panorama compreensivo das muitas aplicações e implicações dos novos modelos, achados e recursos da Neuropsicologia Cognitiva e da Psicologia Cognitiva para aprimorar as condições de ensino e aprendizagem nas escolas brasileiras, visando aumentar o rendimento escolar como um todo, em especial a partir de seus fundamentos em Português e Matemática, bem como para orientar intervenções psicopedagógicas eficazes em prevenir atrasos e problemas na aquisição de leitura e escrita e matemática da população escolar como um todo. O fio condutor mestre, que costura, une e articula os diferentes capítulos num único todo é a abordagem cognitiva de processamento de informação, na aquisição e no desenvolvimento das habilidades cognitiva, socioemocionais e acadêmicas, e nas intervenções com grupos clínicos em sala de aula. As primeiras três seções almejam descrever modelos de intervenção com base nas diferentes áreas de habilidades cognitivas, socioemocionais e acadêmicas. A última seção almeja ser o corolário das três seções anteriores. Grande atenção é dada ao processamento de informação linguística em leitura,  escrita e matemática.

Sumário

Summary

- Intervenções no contexto escolar

 Seção 1 – Habilidades cognitivas

- Atenção como habilidade necessária para o aprendizado em contexto escolar

- Funções executivas e regulação emocional: intervenções e implicações educacionais

- Memória: conceitos, avaliação e intervenção de seus subsistemas na infância e na adolescência

- Linguagem oral: abordagem neurocognitiva

 Seção 2 – Habilidades socioemocionais

- Competências socioemocionais sob o enfoque da ciência para a educação

- Cognição social: desenvolvimento, avaliação e intervenção

- Habilidades sociais na infância: avaliação e promoção no contexto educacional

 Seção 3 – Habilidades acadêmicas

- Contribuições da neuropsicologia e da neurociência para a compreensão do aprendizado da leitura

- Contribuições da neuropsicologia cognitiva para estimular ou remediar problemas de leitura na escola ou na clínica

- Habilidades de escrita: da avaliação à intervenção

- Matemática: problemas e soluções

- Habilidades matemáticas: desenvolvimento, dificuldades e implicações para o contexto escolar

 Seção 4 – Intervenções com grupos clínicos em sala de aula

- Intervenções em funções executivas no Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade no contexto escolar

- Acessibilidade intelectual com qualidade de ensino: estratégias para educação de alunos com Deficiência Intelectual na sala de aula

- Intervenções em sala de aula com alunos com Transtornos do Espectro do Autismo

- Alunos com Síndrome de Williams em ambiente escolar: contribuições para a implantação de estratégias pedagógicas e de manejo comportamental

- Perfil neuropsicológico e possibilidades de intervenção em sala de aula na Síndrome de Down

- Transtornos Mentais na infância: conceito, fatores de risco e prevenção

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Memnon
Categoria A.Neuropsicologia
Autor NATALIA M DIAS e TATIANA PONTRELI MECCA
ISBN-13 9788579540936
Edição 1
Ano de Lançamento 2015
Número de Páginas 292
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: