WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Psicanálise e Natureza Humana

Psicanálise e Natureza Humana
R$34,90

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Psicanálise e a Natureza Humana objetiva analisar a condição humana sob o ponto de vista da teoria psicanalítica, tendo em conta as originais descobertas de Sigmund Freud no campo da Psicologia.

O gênero humano é concebido pelo pai da psicanálise mediante duas tendências primordiais: a pulsão sexual e a pulsão agressiva. As pulsões se identificam com a carga energética que se encontra na origem da atividade motora do organismo, por isso, ao estudar a psique humana, Freud enfatiza mais os fatores biológicos do que os fatores culturais na determinação dos comportamentos humanos. Sendo assim, a atitude cultural será sempre determinada pela situação biológica e não o oposto. Para Freud, quanto mais rigoroso for o controle social sobre as pulsões, tanto maior será o desenvolvimento da civilização.

Este desenvolvimento ocorre em paralelo com a restrição da pulsão sexual, pois quando esta irrompe é imprescindível que a sociedade a controle. A pulsão agressiva também é concebida por Freud como intrínseca à natureza humana, por isso a hostilidade e a crueldade são consideradas inclinações inatas em todos os indivíduos. Contudo, nenhuma sociedade pode subsistir se as tendências sexuais e agressivas dos homens não forem refreadas, portanto, a civilização impõe uma série de restrições a essas tendências.

Enfim, o presente livro procura demonstrar que Freud dedicou um espaço considerável nas suas pesquisas psicológicas para o mal na constituição psíquica do ser humano, por essa razão, o modelo de homem concebido pelo pai da psicanálise exige um elevado grau de controle social e destinos alternativos para as pulsões.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

MOISÉS DO VALE DOS SANTOS 

Doutorando e Mestre em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Especialista em Teoria Psicanalítica pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Educação e Letras – FACEL. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Psicanalista e Professor de Filosofia. Autor dos livros Filosofia e o Problema do Conhecimento: Dos Jônios a Kant (2015); Introdução à Teoria Psicanalítica: Freud, Psicanálise e Conceitos (2015); Razão e Emoção na Arte Retórica de Aristóteles (2014) e A Filosofia de Sócrates (2014).

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor MOISES DO VALE DOS SANTOS
ISBN-13 9788536257136
Edição
Ano da edição 2016
Número de Páginas 96
Cobrimos qualquer oferta Sim
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: