• Ao comprar este item você receberá 151 pontos!

Psicanalise e toxicomania - desafios na assistencia publica

Mais Imagens

Psicanalise e toxicomania - desafios na assistencia publica

Preço: R$39,90

Preço Promocional R$37,91

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Este livro é o resultado do compromisso com a clínica psicanalítica e sua inserção na assistência pública de saúde, onde a intensa experiência da primeira autora no atendimento dos sujeitos chamados de toxicômanos transformou-se em projeto de investigação acadêmica junto ao Programa de Pós-graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise do Instituto de Psicologia da UERJ. É, portanto, o encontro de uma paixão de saber acolhida num espaço muito oportuno de interlocução, discussão, reflexão e acompanhamento do ato da escrita, importante tarefa de ilustração e de elaboração das vivências da clínica. O leitor encontrará aqui o que se constituiu como verdadeira práxis psicanalítica. Poderá seguir o percurso desta experiência que parte da singularidade do acontecimento e do exercício da clínica orientada pela psicanálise através de cinco casos clínicos, que foram elaborados e enriquecidos pela rica interlocução com colegas psicanalistas e professores do programa de pós-graduação. Percurso este aprofundado pela ampla revisão teórica do campo psicanalítico orientado pela obra freudiana e pelo ensino de Lacan. A temática do livro e as questões aqui analisadas foram ganhando importância e sentido para a clínica psicanalítica que se encarrega do atendimento de sujeitos comprometidos em suas perspectivas subjetivas pela compulsão toxicofílica. Mas ampliou-se para o campo das políticas públicas que procuram formular direções teóricas e intervenções para esta problemática que ganha relevância na sociedade contemporânea, em virtude de seu expressivo crescimento como problema de saúde pública. A práxis aqui sustentada segue a ética da psicanálise, onde esta é pensada a partir deste lugar do psicanalista na instituição pública de saúde. Deste lugar, pensou-se a toxicomania articulada aos discursos e às suas modalidades de tratamento, apontando ainda os seus avatares na contemporaneidade. Entendemos que a psicanálise aqui é convocada para ilustrar esta clínica, enquanto diagnóstico e tratamento, em suas interlocuções com a problemática da subjetividade em suas interseções com a medicina, com a lei e com a sociedade.
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Adriana Dias de Assumpção Bastos

Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise -UERJ-. Pós-graduada pela UERJ na qualidade de residente em psicologia clínica institucional. Pós-graduada em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Servidora pública atuando na - Saúde Mental - Serviço de atendimento a usuários de álcool e drogas. Membro do Fórum do Campo Lacaniano do Rio de Janeiro.

Ademir Pacelli Ferreira

Pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUCSP-, Brasil; Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Cató
lica do Rio de Janeiro -PUC-Rio-, Brasil -1996-; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ-, Brasil -1986-; Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ-, Brasil -1977-. Desde 1979, Professor do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -IP-UERJ-, sendo o seu atual Diretor. Responsável pela disciplina de Psicopatologia, Coordenador-supervisor de projetos de extensão junto à Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria -HUPE-UERJ-, Coordenador-supervisor do Centro de Atenção Psicossocial -CAPSUERJ-, supervisor de Estágio Especializado e de projeto de Iniciação Cientifica, participando ainda do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise -IP-UERJ-. Pró-Cientista há 12 anos, com projetos de pesquisa em migração, memória e psicopatologia, clinica na instituição psiquiátrica e CAPS, psicanálise e psiquiatria. Autor do livro O Migrante na Rede do Outro. Rio de Janeiro: Tê Corá, 1999. Coorganização do livro Cruzando Fronteiras Disciplinares: um panorama dos estudos migratórios. Rio de Janeiro, Revan, 2005 e de Deslocamento e Reconstrução da Experiência Migrante. Rio de Janeiro: Garamond. Autor de vários artigos e capítulos de livros sobre clínica, migração e psicopatologia. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Jurua
Categoria S.Drogas
Autor ADRIANA DIAS DE ASSUMPÇAO BASTOS, ADEMIR PACELLI FERREIRA
ISBN 8536236876
ISBN-13 9788536236872
Edição 1
Ano de Lançamento 2012
Número de Páginas 146
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete:

 

 

20%