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Detalhes
SUMÁRIO
Apresentação
Psicologia Ambiental: área emergente ou referencial para um futuro sustentável?
José Q. Pinheiro, Hartmut Günther e Raquel S. L. Guzzo
Primeira Parte: Entendendo o Contexto como Ambiente e a Constituição Humana
Capítulo 1
Problemas Ambientais como Desafio para a Psicologia
Marcos Ribeiro Ferreira
Capítulo 2
El Estudio de las Relaciones Ambientales desde las Aportaciones de la Gestalt al Estudio de la Subjetividad y el Análisis Cualitativo
Fernando Quintanar Olguín y Carlota J. García Reyes-Lira
Segunda Parte: Elementos do Processo de Interação Humano-ambiental em Destaque
Capítulo 3
Barra Funda, São Paulo: as transformações na vida das crianças e na cidade – um estudo de caso
Elaine Pedreira Rabinovich
Capítulo 4
Proposiciones desde la Educación Ambiental para la Prevención y la Descontaminación Ambiental
Pablo Olivos Jara y Emilio Moyano Díaz
Capítulo 5
Sintaxis Espacial: la relación entre la configuración espacial y la percepción y ejecución de tareas de orientación
Patricia O. Andeane, Eric O. J. Rosas y Cesáreo E. Rodríguez
Capítulo 6
A Porta: objeto dos espaços humanos
Sylvia Cavalcante
Capítulo 7
Onde Encontrar os Jovens na Psicologia Ambiental?
Isolda de Araújo Günther e Ludmila Fernandes da Cunha
Capítulo 8
Experiência “Ambiental” de Ambientes Representados
José Q. Pinheiro
Capítulo 9
Psicologia Ambiental e do Desenvolvimento: o espaço em instituições infantis
Mara Campos-de-Carvalho - Sumário
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Summary
Temas como relação recíproca entre pessoas e ambiente encontram-se não somente na Psicologia Ambiental, mas em Arquitetura, Planejamento Urbano, Geografia Humana/Social, Ergonomia, Educação Ambiental, entre outras. O livro tem como objetivo trazer para as salas de aula da graduação em psicologia e áreas correlatas algumas das mais modernas formas de olhar o mundo e entender o homem pelos referenciais da psicologia ambiental. O livro foi dividido em duas partes com seus respectivos capítulos - Primeira Parte - Entendendo o contexto como ambiente e a constituição humana - Capítulo I - Problemas ambientais como desafio para a psicologia; Capítulo II - El estudio de las relaciones ambientales desde las aportaciones de la Gestalt al estudio de la subjetividad y el análisis cualitativo; Segunda Parte - Elementos do processo de interação humano-ambiental em destaque; Capítulo III - Barra Funda, São Paulo - as transformações na vida das crianças e na cidade - um estudo de caso; Capítulo IV - Proposiciones desde la educación ambiental para la prevención y la descontaminación ambiental; Capítulo V - Sintaxis Espacia - la relación entre la configuración espacial y la percepción y ejecución de tareas de orientación; Capítulo VI - A porta - objeto dos espaços humanos; Capítulo VII - Onde encontrar os jovens na psicologia ambiental?; Capítulo VIII - Experiência 'ambiental' de ambientes representados; Capítulo IX - Psicologia ambiental e do desenvolvimento - o espaço em instituições infantis;
- Sobre o Autor
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Sobre o Autor
HARTMUT GUNTHER
Estudou psicologia nas universidades de Hamburg, Alemanha (1966-67) e de Marburg, Alemanha (1967-68) e possui graduação em Psicologia pelo Albion College, Michigan, EUA (1969). Realizou mestrado em psicologia experimental (AEC) na Western Michigan University (1970) e doutorado em Psicologia Social na University of California at Davis (1975). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília, onde ensina Psicologia Ambiental, Psicologia Social, Planejamento de Pesquisa e Métodos Inferenciais. Realiza pesquisas no campo de psicologia ambiental, especialmente sobre qualidade de vida urbana e psicologia do trânsito.
JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO
Concluiu o Curso de Formação de Psicólogos pela Universidade de São Paulo (1974), licenciatura em Psicologia (USP, 1975), mestrado em Psicologia Social (USP, 1986) e doutorado em Psicologia Ambiental, pela Universidade do Arizona (Tucson, EUA, 1996). Atualmente é professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador do Grupo de Estudos Inter-Ações Pessoa-Ambiente. É membro do conselho editorial das revistas: Estudos de Psicologia (Natal) e Psyecology (antiga Medio Ambiente y Comportamiento Humano - Espanha). Exerce atividades de ensino e pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: relações pessoa-ambiente, comportamento sócio-espacial, avaliação ambiental, cognição ambiental, comportamento e compromisso pró-ecológico, sustentabilidade e perspectiva temporal, mudanças climáticas globais e fontes renováveis de energia.
RAQUEL DE SOUZA LOBO GUZZO
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Estudos Comunitários e Prevenção pela University of Rochester, USA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, discutindo a formação e intervenção profissional, a partir de uma perspectiva crítica, principalmente sobre os seguintes temas: psicologia escolar e comunitária, indicadores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança e adolescente, avaliação e intervençoes preventivas e psicossociais, psicologia social da libertação, processos de tomada de consciencia e relação entre psicologia e marxismo. A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de pesquisa " Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação ". Coordenadora do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.
- Detalhes do Produto
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editora Alinea Autor HARTMUT GUNTHER, JOSE DE QUEIROZ PINHEIRO E RAQUEL SOUZA LOBO GUZZO ISBN-13 9788575160527 Edição 2 Ano da edição 2006 Número de Páginas 200
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