- Descrição
-
Detalhes
Prefácio
Capítulo 1. Introdução
PARTE I
Fundamentos Teóricos
Capítulo 2. Por que propor uma abordagem cognitiva de remediação?
Capítulo 3. Noções teóricas de base: cognição e metacognição para os neófi tos
Capítulo 4. Manutenção das aprendizagens
Capítulo 5. Transferência e generalização das aprendizagens
Capítulo 6. Avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos
Capítulo 7. A aprendizagem e o ensino de estratégias
PARTE II
Procedimentos Remediativos
Capítulo 8. Programas de educação cognitiva
Capítulo 9. O Programa de Aprendizagem Cognitiva Escolar Mediada (PACEM)
Capítulo 10. Ajuda estratégica em leitura
Capítulo 11. Ajuda estratégica em escrita
Capítulo 12. Ajuda estratégica em matemática
Capítulo 13. Conclusão
Referências
Anexos - Sumário
-
Summary
Os alunos com dificuldades de aprendizagem geralmente fracassam na escola por não saberem utilizar seus recursos intelectuais ou cognitivos de maneira eficiente. Aqueles que conhecem as estratégias disponíveis e que são capazes de avaliar sua eficácia dispõem de uma vantagem determinante sobre os que persistem em utilizar procedimentos inadequados.
O desafio desta obra é apresentar aos profissionais envolvidos na aprendizagem – professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, psicopedagogos – uma abordagem estratégica de ajuda pedagógica com base nos conhecimentos atuais em psicopedagogia cognitiva. Esses conhecimentos ajudam a
compreender, por exemplo, como estudar de forma eficaz, preparar-se para exames, resolver problemas de matemática e ler e compreender textos difíceis.
A abordagem cognitiva proposta neste livro é uma das mais fecundas no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e possibilita aos alunos melhorarem seu desempenho escolar, dando a eles as chaves para o êxito acadêmico. - Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Richard O. Straub
Professor de Psicologia e fundador do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade de Michigan. Após concluir o Ph.D. em Psicologia Experimental na Universidade de Columbia e atuar como membro do Instituto Nacional de Saúde Mental na Universidade da Califórnia, em Irvine, entrou para o corpo docente da Universidade de Michigan em 1979. Desde então, tem concentrado sua pesquisa na Psicologia da Saúde. Tradução: Ronaldo Cataldo Revisão técnica: Beatriz Shayer, Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Grupo a Autor RICHARD O. STRAUB ISBN-13 9788565848251 Edição 1 Ano da edição 2014 Número de Páginas 528
Arquivos Anexos:
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: