- Descrição
-
Detalhes
Este livro é um esforço para encontrar no movimento fenomenológico recursos instrumentais e éticos para o estudo rigoroso da nossa inserção no cotidiano. Esse cotidiano que requer um mundo que serve de habitação e sustento para um corpo que se faz sujeito na relação com outros corpos sujeitos. Desta relação vem o desafio de dominar o mundo mas sem aniquilá-lo, e de conviver com o outro sem explorá-lo, mas também sem se deixar explorar. Essa preocupação dá ao pesquisador fenomenológico uma posição privilegiada para lidar com a positividade sem ser positivista e de recorrer aos recursos da intuição sem ser necessariamente um romântico. Requer ainda um forte senso de observação empírica e uma desconfiança permanente de suas crenças e teses.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Adriano Furtado Holanda
Graduado em Psicologia 1987, com Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília 1993 e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas 2002. Professor Adjunto e Orientador de Mestrado da Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe da revista Phenomenological Studies – Revista da Abordagem Gestaltica e Interaçao em Psicologia; UFPR, Membro Colaborador do Circulo Latino Americano de Fenomenologia e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia Fenomenologica. Vice-Coordenador do Grupo de Trabalho Psicologia & Fenomenologia na ANPEPP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Epistemologia da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapia, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica e Psicoterapia, Processos de Saúde/Doença e Psicopatologia.
Maria Alves de Toledo Bruns
Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas 1992. Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas 1985 Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo 1983. Docente e pesquisadora Credenciada no Programa de Pós -Graduação - nível de mestrado e doutorado - do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós - Graduação em Educação Sexual nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista UNESP Campus de Araraquara, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP-CNPq. O Projeto Sexualidade e Desenvolvimento: o existir de homens e mulheres ancora as pesquisas nos seguintes eixos investigativos : 1º. O mosaico da família contemporânea e as relações de gênero; 2º. As diversidades sexuais: sujeito-corpo-desejo-corporeidade na pós-modernidade; 3º - O corpo em sua temporalidade: o processo do envelhecer, do adoecer e o deserotizar-se; 4º - A sexualidade de sujeitos com deficiências. E a metodologia qualitativa fenomenológica é eleita para conduzir o desvelamento de horizontes compreensíveis dos fenômenos indagados.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS E ADRINO FURTADO HOLANDA ISBN-13 9788575165614 Edição 2 Ano da edição 2012 Número de Páginas 162
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: