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Psicologia e sociedade - interfaces no debate sobre a questao social

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Psicologia e sociedade - interfaces no debate sobre a questao social
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A Psicologia tradicional, que circula nos cursos de formação básica, assim como os modelos de atuação presentes no exercício profissional em diferentes espaços, não mais respondem às questões sociais hoje presentes. Este livro se traduz em alternativa para uma revisão dos atuais programas de formação, por isso, é indicado a professores e estudantes de Psicologia, Educação, Serviço Social e diversas especialidades da formação em Saúde, especialmente aquelas mais diretamente presentes no Serviço Público.

Sumário

Summary

Parte 1 - Introdução

Capítulo 1

Da Opressão à Libertação: uma Perspectiva Urgente para a Psicologia - a conclusão de um projeto, a abertura de perspectivas
Raquel Souza Lobo Guzzo

Capítulo 2
Notas Sobre o Desenvolvimento da Psicologia Social Comunitária
Fernando Lacerda Jr.

Parte 2 - Psicologia, Prática Comunitária e Políticas Públicas: problematizando teoria e prática

Capítulo 3

Psicologia Comunitária: uma práxis libertadora latino-americana
Verônica Morais Ximenes
Cezar Wagner de Lima Góis


Capítulo 4
A Tensão entre o Fortalecimento e as Influências Alienadoras no Trabalho Psicossocial Comunitário e Político
Maritza Montero

Capítulo 5
Tensões na Relação Comunidade-Profissional: implicações para os processos de conscientização e participação comunitária
Maria de Fátima Quintal de Freitas

Capítulo 6
Aspectos Educativos Envolvidos no Processo de Apropriação do Conhecimento e Desenvolvimento da Consciência nas Práticas Comunitárias
Celso Zonta

Capítulo 7
Reflexões sobre Pesquisa e Compromissos Sociais: Uma experiência de mobilização social e participação comunitária em projeto socioambiental
Jacyara C. R. Nasciutti

Capítulo 8
Diálogo e Transformação: buscando construir novas formas de relação social
Verônica de Souza Pinheiro
Martha Traverso-Yépez


Capítulo 9
Políticas Públicas: avaliações críticas e democráticas de programas comunitários de assistência e proteção aos jovens em situações de vulnerabilidade social
Rosalina Carvalho da Silva

Parte 3 - Psicologia, Realidade Social e Mudança: pesquisa e crítica do cotidiano

Capítulo 10

Como a Psicologia pode Contribuir para a Reforma Social?
Carl Ratner

Capítulo 11
O Espaço Público como Apropriação, Identidade e Cultura Urbana
Bernardo Jiménez Domínguez

Capítulo 12
Histórias que Contam a História: "o sangue é o que mata"
Elaine Pedreira Rabinovich

Capítulo 13
Relações de Produção e Expectativas de Vida em uma População Ribeirinha
Nadia M. Eidt
Eduardo A. Tomanik


Capítulo 14
Famílias Pobres Chefiadas por Mulheres
Ana Lucia Paes de Barros Pacheco

Capítulo 15
A Visibilidade como Estratégia de Sobrevivência
Lúcia de Mello e Souza Lehmann
Luciana Campos Golarte


Capítulo 16
Educação e Psicologia: a construção de um projeto político-pedagógico emancipador
Thaís Carvalho Zanchetta Penteado
Raquel S. L. Guzzo


Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Fernando Lacerda Junior

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2005) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2010). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, Membro de corpo editorial da Teoría y Crítica de la Psicología e Membro da Coordenação do Núcleo de Goiânia do Associação Brasileira de Psicologia Social. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas:Psicologia Crítica, história da psicologia, ideologia, marxismo.

Raquel de Souza Lobo Guzzo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Estudos Comunitários e Prevenção pela University of Rochester, USA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, discutindo a formação e intervenção profissional, a partir de uma perspectiva crítica, principalmente sobre os seguintes temas: psicologia escolar e comunitária, indicadores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança e adolescente, avaliação e intervençoes preventivas e psicossociais, psicologia social da libertação, processos de tomada de consciencia e relação entre psicologia e marxismo. A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de pesquisa " Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação ". Coordenadora do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

Detalhes do Produto

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editora Alinea
Autor FERNANDO LACERDA JR/GUZZO
ISBN-13 9788575163917
Edição 1
Ano da edição 2011
Número de Páginas 284
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