- Descrição
-
Detalhes
É objetivo deste livro contribuir para a visibilidade de outras formas de atuação psicológica no contexto escolar. Compreendendo a escola como um lugar privilegiado do exercício profissional em Psicologia Escolar, as autoras defendem a intervenção institucional, prioritariamente o trabalho com os professores e com a equipe escolar, visando a construção de espaços de interlocução favoráveis à circulação de concepções e representações sobre o desenvolvimento humano, às estratégias psicopedagógicas de ensino e aprendizagem, às abordagens para o desenvolvimento de equipe, aos diferentes enfoques na ação relacional. Para tal, acreditam na perspectiva preventiva de atuação, comprometida com as transformações sociais, ao mesmo tempo que evidencia as contradições entre as práticas educativas e as demandas dos sujeitos no contexto educacional, de modo a propiciar alternativas de superação da visão conservadora de adaptação escolar e social.
- Sumário
-
Summary
Prefácio
Apresentação
Parte 1. Psicologia Escolar: História e conexões, fios e desafios
Capítulo 1
Encontros, Desafios e Impasses: A história da articulação entre a Psicologia e a Educação no Brasil
Capítulo 2
Delimitando Espaços, Estabelecendo Conexões: educação e escola
Educação
A educação na escola
Capítulo 3
Professor e Escola: Trabalho e profissão
Professor: formação e desempenho
Professor: subjetividade e trabalho
Parte 2. Psicologia Escolar: Identidade em construção
Capítulo 4
Memória e Atualidade
Capítulo 5
Formação como Ação Formativa
Parte 3. Psicologia Escolar e a Atuação Profissional
Capítulo 6
Intervenção Institucional:Possibilidades de prevenção em Psicologia Escolar
Atuação preventiva: a intencionalidade no planejamento
Palavras Finais
Anexo 1. Orientações para Observação em Sala de Aula
Anexo 2. Roteiros e Registro de Observação em Sala de Aula
Anexo 3. Roteiros para Entrevista com Professores
Referências
Documentação oficial e legislação - Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Claisy Maria Marinho-Araujo
Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, formação profissional, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem, educação superior.
Sandra Francesca Conte de Almeida
Doutora em Ciências da Educação Psicologia e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista, Membro-Analista Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Foi professora da Universidade Federal do Ceará e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É professora aposentada do Instituto dePsicologia da UnB, onde exerceu cargos administrativos e representativos e orientou 12 dissertações de Mestrado e 06 teses de Doutorado, em 13 anos. Neste período, foi bolsistade produtividade do CNPq e coordenadora e Líder de Pesquisa do Laboratório dePsicogênese IP-UnB-CNPq. Em 2004 foi contratada pela Universidade Católica de Brasília UCB e de fevereiro desse ano a dezembro de 2011 foi professora, em regime de tempo integral, do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, onde coordenou, em co-liderança, o Laboratório de Pesquisa em Saúde Mental, Desenvolvimento e Aprendizagem Humana, da UCB-CNPq. Em fevereiro de 2007 passou a integrar, também, o Programa dePós-Graduação stricto sensu em Educação, e, em 2008, a Cátedra da UNESCO-UCB "Juventude, Educação e Sociedade". Em agosto de 2012 passou a integrar apenas o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, a Cátedra UNESCO e o curso degraduação em Psicologia. Foi coordenadora do GT Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, de 2000 a 2004, deixando o grupo para coordenar o GT Psicanálise, Infância e Educação, criado em 2006. Na UCB, já orientou 16 dissertações de Mestrado em Psicologia, 10 em Educação e 02 teses deDoutorado em Educação, defendidas e aprovadas, e supervisionou 02 Estágios de Pós-Doutoramento, em Educação. Atualmente, tem sob sua orientação 04 doutorandos e 02 mestrandos em Educação e 01 supervisão de Pós-Doc. Integra, desde 2006, o Banco deAvaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - BASis -, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP, na condição deAvaliadora Institucional e de Cursos de Graduação. Possui expressiva produção científica, sob forma de artigos científicos, capítulos de livros, livros e organização de livros publicados na sua área de especialização e competência: psicanálise e educação, formação e atuação depsicólogos escolares e de professores do ensino fundamental e médio, psicologia da educação e do desenvolvimento, representações sociais. Participa do Conselho Editorial devários periódicos científicos, de nível nacional e internacional. Em março de 2009 voltou a ser Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor CLAISY MARIA MARINHO-ARAUJO / SANDRA FRANCESCA CONTE DE ALMEIDA ISBN-13 9788575164013 Edição 3 Ano da edição 2010 Número de Páginas 126
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: