- Descrição
-
Detalhes
Em seu conjunto, os capítulos apresentam uma concepção de Psicologia Escolar e Educacional que se assenta no compromisso com a função social da escola como agência formadora de uma visão de mundo e de um conjunto de habilidades e conhecimentos que podem, de forma integrada, contribuir para a saúde e a qualidade de vida. Esta obra se destina a alunos e professores de Psicologia e Educação bem como ao público em geral, interessado em conhecer propostas educacionais que visam ampliar a efetividade do processo de ensino e a relevância dos objetivos e produtos da escola necessária para os novos tempos.
- Sumário
-
Summary
Apresentação
Zilda A. P. Del Prette
Sobre os autores
Parte I. A teoria, a pesquisa e a prática na interface Psicologia-Educação
Saúde psicológica, sucesso escolar e eficácia da escola: Desafios do novo milênio para a psicologia escolar
Raquel Souza Lobo Guzzo
O psicólogo escolar e os impasses da educação: Implicações da(s) teoria(s) na atuação profissional
Sandra Francesca Conte de Almeida
O psicólogo escolar e a educação: Uma prática em questão
Maria Regina Maluf
Parte II. Para além dos objetivos e práticas tradicionais da escola
Modelos interpretativos da criatividade e alternativas de atuação psicossocioeducativa
Maria Helena Novaes
La interrelación entre investigación psicológica y práctica educativa: Un análisis crítico a partir del campo de la creatividad
Albertina Mitjáns Martinez
Habilidades sociais e educação: Pesquisa e atuação em psicologia escolar/educacional
Zilda A. P. Del Prette e Almir Del Prette
Parte III. Para além do aluno padrão: O desafio dos excluídos
Trabalho infanto-juvenil: Impacto sobre a educação através de índices de evasão e repetência escolares
Herculano Campos; Magda Dimenstein e Rosângela Francischini
A escola, a rua e a criança em desenvolvimento
Sílvia Helena Koller
Significações de professores sobre a escola: O caso de uma escola pública em um assentamento habitacional no Distrito Federal
Tânia Maria de Freitas Rossi
Análise de uma experiência de parceria inter-institucional em saúde do adolescente:
Possibilidades, limites e implicações para a pesquisa
Ana Cecília de Sousa Bastos, Darci Neves Santos, Mirela Santos Figueiredo e Miriã Ramos Alcântara - Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Zilda Aparecida Pereira Del Prette possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1983), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado em Psicologia das Habilidades Sociais na Universidade da Califórnia (2002). Atualmente é pesquisadora nível IA do CNPq e Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, vinculada aos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.Tem experiência em Relações Interpessoais, atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, prática pedagógica e desenvolvimento interpessoal. Publicou 102 artigos em periódicos especializados, 411 trabalhos em anais de eventos, 58 capítulos de livros, 21 livros publicados (sendo 10 livros autorais, 04 organizações e 03 manuais de testes). Produziu softwares, vídeos e outros instrucionais. Orientou 18 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado, 05 pós doutorado. Orientou também 61 projetos de iniciação científica e 26 monografias de conclusão de curso nas áreas de psicologia e educação.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor ZILDA APARECIDA PEREIRA DEL PRETTE ISBN-13 9788575165607 Edição 4ª Ano da edição 2012 Número de Páginas 222
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: