- Descrição
-
Detalhes
Na presente obra, o foco da produção dos autores recai sobre os recentes cenários e contextos de pesquisa, formação e prática que se apresentam à Psicologia Escolar na atualidade, principalmente quanto - aos desafios instalados com a implantação das Diretrizes Curriculares na formação inicial em psicologia escolar; às concepções e fundamentos que embasam as práticas e intervenções dos psicólogos escolares no país; às possibilidades de ampliação de pesquisa e de intervenção em Psicologia Escolar.
- Sumário
-
Summary
Apresentação
Parte 1. Cenários da Formação em Psicologia Escolar
Capítulo 1
Desafios e Perspectivas para a Psicologia Escolar com a Implantação das Diretrizes Curriculares
Alacir Villa Valle Cruces
Capítulo 2
Formando Psicólogos Escolares: Problemas, vulnerabilidades, desafios e horizontes
Raquel Souza Lobo Guzzo, Adinete Sousa da Costa e Izabella Mendes Sant’Ana
Parte 2. Panorama das Concepções e práticas em Psicologia Escolar
Capítulo 3
A Atuação dos Psicólogos Escolares no Distrito Federal
Marisa Maria Brito da Justa Neves
Capítulo 4
A Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação Frente à Demanda Escolar: Concepções, práticas e inovações
Marilene Proença Rebello de Souza e Silvia Maria Cintra da Silva
Capítulo 5
A Intervenção do Psicólogo na Formação de Professores: Contribuições da Psicologia Histórico-cultural
Marilda Gonçalves Dias Facci
Capítulo 6
Educação, Valores e Formação de Professores: Contribuições da Psicologia Escolar
Vera Lucia Trevisan de Souza
Parte 3. Pesquisa e Intervenção em Psicologia Escolar: Ampliação de contextos, perspectivas e compromissos
Capítulo 7
Psicologia Escolar na Educação Superior: Novos cenários de intervenção e pesquisa
Claisy Maria Marinho-Araujo
Capítulo 8
Explorando Possibilidades: O trabalho do psicólogo na educação superior
Sônia Maria Rocha Sampaio
Capítulo 9
O Psicólogo Escolar e o Processo de Escolarização de Pessoas com Deficiência Intelectual
Alexandra Ayach Anache
Capítulo 10
A Contribuição do Psicólogo Escolar para o Desenvolvimento das Altas Habilidades
Denise de Souza Fleith
Capítulo 11
Abrigamento, Narrativas Infantis: A importância da Psicologia Escolar em contextos de abrigo
Celia Vectore e Cíntia Carvalho
Capítulo 12
Consumo de Álcool pelas Adolescentes: Um (novo) desafio para o psicólogo na escola
Herculano R. Campos e Débora Karla Sampaio Alves - Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Claisy Maria Marinho-Araujo
Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, formação profissional, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem, educação superior.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor CLAISY MARIA MARINHO-ARAUJO ISBN-13 9788575163320 Edição 2ª Ano da edição 2015 Número de Páginas 280
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: