WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Psicologia politica - temas atuais de investigaçao

Mais Imagens

Psicologia politica - temas atuais de investigaçao
R$46,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

A psicologia política, como campo de estudo, tem suas origens no final do século xix, com as primeiras interpretações psicológicas dos conflitos sociais que sacudiam o continente europeu como resultado das grandes transformações sociais de urbanização, industrialização, proletarização e decadência das antigas oligarquias monárquicas. o livro discute questões relacionadas a considerações históricas do campo de psicologia política e seus principais autores. focaliza a temática da identidade política e analisa diferentes aspectos de movimentos sociais e de intervenção comunitária.

Sumário

Summary

Apresentação
Psicologia Política: Teorias e sociedade em transformação
Domenico Uhng Hur, Salvador Sandoval e Bruna Suruagy do Amaral Dantas

Capítulo 1
Considerações Históricas sobre a Psicologia Política
Salvador Sandoval, Bruna Suruagy do Amaral Dantas e Soraia Ansara

Capítulo 2
Psicologia Política e Marxismo na História Recente: Contribuições de Martín-Baró e Holzkamp
Fernando Lacerda Jr.

Capítulo 3
Reflexões Psicopolíticas que Auxiliam no Desenvolvimento de Práticas Comunitárias na Implementação de Políticas Públicas no Brasil
Regina Célia do Prado Fiedler e Luciana Martins de Souza Caselato Guimarães

Capítulo 4
Direitos Humanos e Memória: A noção de direitos na memória coletiva de uma luta operária
Soraia Ansara

Capítulo 5
Discursos Sobre a Imigração na Costa Rica: Construindo o outro vulnerável
Ignacio Dobles Oropeza, Gabriela Vargas Selva e Massiel Arroyo Sibaja

Capítulo 6
Psicologia Política, Arte e Experiência Política
Helena Beatriz K. Scarparo e Aline Reis Calvo Hernandez

Capítulo 7
Igreja Universal do Reino de Deus: Ideologia político-religiosa da maior denominação neopentecostal do Brasil
Bruna Suruagy Dantas

Capítulo 8
Identidade Étnica e Consciência Socioambiental de Povos da Floresta da Amazônia Sul-Ocidental
Enock da Silva Pessoa

Capítulo 9
Identidade da Mulher Negra
Maria Salete Joaquim

Capítulo 10
Movimento de Mulheres: história, política e teoria
Betânia Diniz Gonçalves e Carolina Marra Simões Coelho

Capítulo 11
Formação da Identidade Militar e Perspectivas de Gênero: Contribuições da Psicologia Política
Emilia Takahashi

Capítulo 12
Polícia e Sociedade: aportes da psicologia política
Domenico Uhng Hur e Salvador Antonio Mireles Sandova
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Bruna Suruagy do Amaral Dantas

BRUNA SURUAGY DO AMARAL DANTAS foi bolsista PIBIC-CNPq entre 1999 e 2000, e concluiu em 2002 a graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Contando com o apoio do CNPq, produziu a dissertação de mestrado em Psicologia Social na PUC-SP entre os anos de 2004 e 2006. Em 2011, finalizou o doutorado no Departamento de Psicologia Social da PUC-SP, para cuja realização obteve bolsa do CNPq entre os anos de 2007 e 2010. Fez estágio de doutoramento na Universidad Complutense de Madrid, onde estudou as relações entre religião e política. Participou como pesquisadora de um projeto de pesquisa, desenvolvido no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Trabalha na área da Psicologia Social Comunitária com intervenções psicossociais e pesquisa, numa perspectiva psicopolítica, as relações entre religião e política, os novos movimentos religiosos, o fenômeno da pentecostalização, os modos de produção da ideologia nas sociedades contemporâneas, os processos de conscientização e desideologização, as questões da naturalização e individualização dos problemas sociais.

Domenico Uhng Hur

Professor Adjunto-DE- da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (2005) e doutorado (2009) em Psicologia Social pela USP e doutorado-sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona (2008/2009). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos grupais e institucionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Esquizoanálise, Análise Institucional, Psicanálise de Grupos e Psicologia Política. Membro do CRISE - núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação. Coordenador do curso de Psicologia (graduação) da Universidade Federal de Goiás (Goiânia).

Salvador Antonio Mireles Sandoval

Graduação em Latin American Studies - University of Texas at El Paso 1969, Mestrado em Ciencia Politica - University of Texas at El Paso 1970, Mestrado em Ciencia Politica - The University of Michigan 1971 e Doutorado em Ciencia Politica - The University of Michigan 1984. Atualmente é professor titular da Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, Programa de Pos-Graduação em Psicologia Social, e professor assistente doutor-ms3 da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia Política, Psicologia Social Comunitária, Ciências Sociais da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia politica, participação politica em movimentos sociais, processos de conscientizacao politica, educação poitica, educação popular, comportamento politico coletivo e conflitos sociais. Realizou pós-doutorado no Center for the Study of Social Change, New School for Social Research 1995, e pesquisador convidado no David Rockefeller Center for Latin American Studies, Harvard University como J.P Lemann Visiting Scholar. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social-ABRAPSO, socio-fundador e atualmente Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Politica-ABPP e fundador da Revista Psicologia Política sendo um dos primeiros co-editores da revista . Professor visitante, Concordia University, Montreal Canadá em 2008 e em 2012. Membro fundador da Associacion Ibero-Latino-Americana de Psicologia Politica em 2011.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor BRUNA SURUAGY DO AMARAL DANTAS, DOMENICO UHNG E SALVADOR ANTONIO MIRELES SANDOVAL
ISBN-13 9788575167175
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 270
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: