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Psicologia social - perspectivas criticas de atuação e pesquisa

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Psicologia social - perspectivas criticas de atuação e pesquisa
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Este livro apresenta possibilidades para a pesquisa e a intervenção em Psicologia, voltadas para a temática psicossocial em contextos de trabalho e educação ou diretamente junto às comunidades. Destinado a estudantes, preenche lacunas nos cursos de psicologia quanto a uma nova e necessária forma de se realizarem avaliações e intervenções psicológicas.

Sumário

Summary

Apresentação

Parte 1
O Sofrimento como Produção Psicossocial nos Campos do Trabalho, Educação e Comunidade

Capítulo 1
Sofrimento e Vida: (Im)possibilidades de enfrentamento e superações
Raquel Souza Lobo Guzzo, Raquel Pondian Tizzei e Laudemir Vechin Alves

Capítulo 2
Trabalho e não Trabalho na Contemporaneidade: Exclusão e invisibilidade social
Sandra Büll e Marcia Hespanhol Bernardo

Capítulo 3
O Sofrimento Ético-político de Jovens que Cumprem Medidas Socioeducativas: Uma análise da perspectiva da Psicologia Histórico-cultural
Vera Lucia Trevisan de Souza, Magda Machado Ribeiro Venâncio e Aline Vilarinho Montezi

Parte 2
Intervenções Psicossociais: Conceito, processos e problemas

Capítulo 4
Intervenção Psicossocial: Teoria e prática na inserção do psicólogo em instituições públicas de ensino
Raquel Souza Lobo Guzzo, Ana Paula Gomes Moreira e Adinete Sousa da Costa Mezzalira

Capítulo 5
Psicologia Social do Trabalho: Possibilidades de intervenções
Marcia Hespanhol Bernardo, Caroline Cristiane de Sousa e Johanna Garrido Pinzón

Capítulo 6
Psicólogo Escolar e Intervenções na Escola: Partilhando experiências
Ana Paula Petroni, Eveline Tonelotto Barbosa, Lilian Aparecida Cruz Dugnani, Paula Costa Andrada e Vera Lucia Trevisan de Souza

Parte 3
Psicologia e Políticas Públicas: Desafios e possibilidades

Capítulo 7
O Psicólogo e a Questão Social: Desafios e obstáculos para a prática profissional
Raquel Souza Lobo Guzzo, Etienne Janiake, Walter Mariano de Faria Silva Neto e Cristiane Ramos de Matos Marçal

Capítulo 8
A Psicologia e a Saúde do Trabalhador: Para além da prática hegemônica
Marcia Hespanhol Bernardo, Heloisa Aparecida de Souza, Daniel Luca Dassan da Silva e Luciana de Souza Garbin

Capítulo 9
Sentidos Configurados pelos Alunos de Ensino Superior e seus Reflexos na Prática Profissional do Psicólogo: O papel das políticas públicas
Lúcia Maria Pissolatti, Paula Costa de Andrada e Vera Lucia Trevisan de Souza
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Marcia Hespanhol Bernardo

Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui especialização em Saúde Pública, mestrado e doutorado em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo. Tem ampla experiência profissional na área de Saúde do Trabalhador e, na sua atividade de pesquisa, utiliza o enfoque da Psicologia Social para compreender a configuração do trabalho na atualidade e suas consequências para a vida e a saúde dos trabalhadores.

Raquel de Souza Lobo Guzzo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Estudos Comunitários e Prevenção pela University of Rochester, USA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário, discutindo a formação e intervenção profissional, a partir de uma perspectiva crítica, principalmente sobre os seguintes temas: psicologia escolar e comunitária, indicadores de risco e proteção ao desenvolvimento da criança e adolescente, avaliação e intervençoes preventivas e psicossociais, psicologia social da libertação, processos de tomada de consciencia e relação entre psicologia e marxismo. A produção científica é organizada no âmbito do Grupo de pesquisa " Avaliação e Intervenção Psicossocial: Prevenção, Comunidade e Libertação ". Coordenadora do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP.

Vera Lucia Trevisan de Souza

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua na área da Psicologia Escolar-Educacional, com interesse no desenvolvimento humano e nos processos educativos. Tem experiência na área da educação, em que atua como assessora de redes públicas municipais e estaduais.

Detalhes do Produto

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editora Alinea
Autor MARCIA HESPANHOL BERNARDO, RAQUEL DE SOUZA LOBO GUZZO E VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA
ISBN-13 9788575166550
Edição 1
Ano da edição 2013
Número de Páginas 230
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