• Ao comprar este item você receberá 224 pontos!
    • É aplicado apenas para clientes registrados, pode variar quando conectado.

Psicopedagogia e sociedade - historia, concepçoes e contribuiçoes

Mais Imagens

Psicopedagogia e sociedade - historia, concepçoes e contribuiçoes
R$56,00

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

Prefacio 11

Introduçao 17

1. Teoria critica da sociedade e educaçao 25

2. Conceituaçao e historia de problemas de aprendizagem e psicopedagogia 45

3. Psicopedagogia no Brasil: 20 anos de publicaçoes 85

4. Psicopedagogia: historia, concepçoes e contribuiçoes 107

Consideraçoes finais 157

Referencias bibliograficas 163

Anexo 1 169

Anexo 2 183

Sumário

Summary

Esse livro foi originalmente uma dissertação de mestrado apresentada pela autora ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Aborda a história da Psicopedagogia, dos primórdios aos dias atuais, e verifica uma parcela da produção científica no Brasil sobre o tema em um período de 20 anos, caracterizando essa mesma produção segundo seus objetivos, referenciais teóricos, tipos de pesquisa, conclusões e concepções. Apresenta também, segundo o referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade e com ênfase no pensamento de Theodor Adorno, uma reflexão sobre essa nova área de conhecimento, apontando suas falhas e suas contribuições para uma educação emancipatória.  

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Marisa Aguetoni Fontes

Cursa o 4º ano de doutoramento interuniversitário em Psicologia da Educação em Portugal (Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra) com financiamento pela Bolsa CAPES - Proc. nº BEX 1014145. No Brasil, é servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Possui Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando principalmente nas seguintes áreas: pedagogia, psicologia, arte-educação e música. Possui 8 livros publicados: Psicopedagogia e sociedade:história, concepções e contribuições; Memorização e Leitura Dinâmica para concursos (2ª edição); Em Ritmo de Tabuada; Tecnologias de cuidado nos serviços de saúde mental do entorno do Campus Realengo/IFRJ: problematizando as condições de acesso dos usuários aos direitos sociais, A música como tecnologia na aprendizagem: implicações na atenção concentrada; Música e atenção concentrada: uma relação positiva quando envolve afeto; O Trabalhado do Servidor Público no IFRJ: experiências, atuações e reflexões e Orientação Vocacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro:anseios de estudantes de Ensino Médio Técnico. Idealizadora e intérprete do Cd musical e educativo: Em Ritmo de Tabuada. As pesquisas mais recentes que coordenou foram: A música como tecnologia na aprendizagem: implicações na atenção concentrada (2011) e Música e atenção concentrada: uma relação positiva quando envolve afeto (2012) ambas com financiamento do CNPq, Prociência-IFRJ e FAPERJ. Participa do grupo de pesquisa da plataforma lattes - Inclusão, Corpo, Arte e Transdisciplinaridade (InCArt).

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Vetor
Categoria E.Psicopedagogia
Autor MARISA AGUETONI FONTES
ISBN 8575851799
ISBN-13 9788575851791
Edição
Ano de Lançamento 2006
Número de Páginas 208
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Informe seu CEP para calcular o valor da entrega.