WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Psicossoma V

Mais Imagens

Psicossoma V
R$112,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Capítulo 1. Integração, desintegração e limites; 

Capítulo 2. A função integradora da neurose; 

Capítulo 3. O sujeito?corpo.; 

Capítulo 4. Excessos, violências e desorganização psicossomática; 

Capítulo 5. Desafios à integração psicossomática na infância; 

Capítulo 6. Adolescência: limites estruturantes e limites desestruturantes; 

Capítulo 7. Por uma integração possível no envelhecimento;

Capítulo 8. Família e grupos: dinâmicas psicossomáticas dos vínculos; 

Capítulo 9. O diagnóstico em questão: fragmentar ou integrar?; 

Capítulo 10. Enquadre terapêutico: dos limites dos dispositivos às situações-limite; 

Capítulo 11. A mente do clínico, limites e integração; 

Capítulo 12. Saúde pública: uma compreensão psicossomática; Sobre os autores.

Sumário

Summary

Subjetividades, identidades e sexualidades fluidas são idealizadas como marcas do comtemporaneo. Fluem as mudanças movidas pelo desejo, pela curiosidade, pela busca da satisfaçao e de  crescimento, mas fluem tambem outras marcadas pelo inconsistencia, pela alienaçao, pela dificuldade de dificuldade de estabelecer vinculos, historia, projetos. Em todas elas, e em outras vivencias do sujeito, vislumbramos movimentos de integraçao e disntegraçao, a consistencia e a fragilidade dos limites que os constituem.

Tais movimentos manifestam-se em nossos corpos em diferentes etapas da vida, nas relaçoes interpessoais, nas instituiçoes, nas praticas terapeuticas, oscilando entre fluidez e o enrijecimento, a autenticidade e o simulacro, a organizaçao e a desorganizaçao. Essas dinamicas encontram-se no centro de interesse da psicanalise e, particularmente, da psicossomatica psicanalitica, uma das pioneiras em estabelecer conceitos e dispositivos clinicos para o trabalho com a psicopatologia nao neurotica de forma profundamente articulada com a metapsicologia freudiana.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Rubens Marcelo Volich

É psicanalista, doutor em Psicanálise e Psicossomática pela Universidade de Paris VII Denis Diderot (1992). Graduado em Psicologia e Orientaçao Educacional pela Universidade de Tel Aviv (1979), e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Atualmente é professor e supervisor do Curso de Especialização em Psicossomática Psicanalítica do Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhou em serviços de oncologia e mastologia do Hospital Saint Louis, em Paris e coordenou o Centro de Estudos da Mama, com intervenções terapêuticas no Instituto de Ginecologia e Mastologia (IGM) da Beneficência Portuguesa e outros serviços de mastologia de São Paulo. Foi supervisor dos tutores da Residência de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e criador e supervisor do programa Tutores dos alunos da FMUSP. Autor de Psicossomática - De Hipócrates à Psicanálise e de Hipocondria Impasses da alma, desafios do corpo (SP, Casa do Psicólogo, 2000 e 2002), de Segredos de Mulher, Diálogos entre um Ginecologista e um Psicanalista (em coautoria com Alexandre Faisal, Atheneu, 2010) e é co-organizador e autor dos livros da série Psicossoma (SP, Casa do Psicólogo). Tem experiência clínica, didática e de pesquisa em psicanalise e psicossomatica, trabalhando principalmente nos seguintes temas: psicossomatica, psicanalise, corpo, medicina, processo saúde-doença, relação terapêutica e hipocondria.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Artesa
Autor WAGNER RANNA; MARIA ELISA PESSOA LABAKI; RUBENS MARCELO VOLICH
ISBN-13 9788580404562
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 488
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: