WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Psicoterapias psicodinamicas breves - propostas atuais

Mais Imagens

Psicoterapias psicodinamicas breves - propostas atuais
R$54,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Este livro é um manual que torna acessível ao leitor diferentes propostas de psicoterapias psicodinâmicas breves da atualidade, compondo um quadro das principais tendências da área. Com isso pretendíamos contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas por aqueles que buscam uma visão do conjunto da literatura especializada. O conteúdo reunido é relevante tanto para psicólogos, psiquiatras e psicoterapeutas em geral, quanto para estudantes de graduação que se iniciam no estudo das psicoterapias breves, ou ainda para profissionais cujas áreas de especia-lidade mantêm interface com a Psicologia Clínica. Quanto à estrutura, o livro é composto, basicamente, por três capítulos de revisão da literatura, cinco com propostas originais de seus autores e o final, com considerações gerais sobre as diferentes propostas apresentadas, analisando suas peculiari-dades e pontos em comum. Em relação aos três capítulos de revisão, o primeiro apresenta os desenvolvimentos ocorridos no campo das psicoterapias breves nos últimos vinte anos, enfocando as principais propostas segundo o modelo teórico adotado. Os dois seguintes resumem propostas norte-americanas de grande influência na atualidade - a Terapia Dinâmica de Tempo Limitado e a Terapia Suportivo-Expressiva - que não contavam com uma apresentação em português, acessível ao grande público, já que os trabalhos, que as focalizaram, até o momento, restringiam-se a dissertações de mestrado ou teses de doutorado. Quanto às propostas de psicoterapias apresentadas pelos próprios autores, são todas latino-americanas. As apresentações dos grupos do Chile e do Uruguai evidenciam claramente o compromisso com a realidade sociocultural vivenciada e em muitos aspectos também compartilhada por nós, em que pesem as especificidades dos diferentes países. Na seqüência, são três propostas brasileiras - uma do grupo do Rio de Janeiro e as contribuições do grupo ao qual pertencemos - que teve origem no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicoterapia Breve, de São Paulo - que correspondem a uma modalidade de Psicoterapia Breve para adultos e outra para crianças.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Elisa Medici Pizão Yoshida

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo 1975, mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo 1984 e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo 1989. Fez Pós Doutorado na Université de Montréal, Canadá 1995. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia e na Faculdade de Psicologia. Lider do Grupo de Pesquisa, Psicoterapia breve psicodinâmica :avaliação de mudança e instrumentos de medida. Presidente do Capítulo Latino Americano da Society for Psychotherapy Research - SPR  2007 - 2008. Pesquisadora produtividade 02 CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: mudança em psicoterapia breve e avaliação psicológica.

Maria Leonor Espinosa Enéas

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo 1980, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas 1993 e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas 1999. Atualmente é professor adjunto II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Society for Psychotherapy Research SPR desde 2001. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, com estudos de avaliação e processos em psicoterapia breve.

 

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor ELISA MEDICI PIZAO YOSHIDA E MARIA LEONOR ESPINOSA ENEAS
ISBN-13 9788575166505
Edição
Ano da edição 2013
Número de Páginas 320
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: