WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Qualidade de vida na velhice - enfoque multidisciplinar

Mais Imagens

Qualidade de vida na velhice - enfoque multidisciplinar
R$63,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Qualidade de vida na velhice é, hoje, um conceito importante, no Brasil, na medida em que existe uma nova sensibilidade para a velhice, derivada do envelhecimento da população, da presença de maior número de idosos ativos e saudáveis na sociedade e da divulgação constante de informações sobre a importância de um estilo de vida saudável e da busca por recursos médicos e sociais que melhorem e prolonguem a vida. Mesmo assim, muitos idosos brasileiros ainda convivem com condições precárias. Estarão eles condenados à infelicidade e a prejuízos físicos e psicológicos incontornáveis? Os que desfrutam de boas condições de vida têm assegurado o acesso a uma velhice satisfatória? Os mais ativos e motivados envelhecem melhor? O que é possível fazer para compensar os prejuízos decorrentes do envelhecimento? Os que tiveram dificuldades no seu desenvolvimento podem viver bem a velhice? Existe uma reserva psicológica que ajuda os mais velhos a lidar com as adversidades?
Esta coletânea procura responder a essas questões por meio de textos preparados por especialistas consagrados. Parte dos textos trata de temas novos, entre eles o envelhecimento de pessoas portadoras de deficiência física e mental e as relações dos idosos com a morte. Outros veiculam debates e dados atualizados sobre questões demográficas e econômicas, cuidados de longa duração, saúde bucal, fragilidade biológica, cognição, saúde mental e planejamento de ambientes construídos favoráveis aos idosos. Há, também, textos de natureza conceitual, que apresentam novos enfoques teóricos, e sobre avaliação da qualidade de vida na velhice, apropriados à compreensão e ao atendimento às questões do envelhecimento no Brasil. 

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Anita Liberalesso Neri

Psicóloga, com 46 anos de dedicação à docência e à pesquisa. Obteve o titulo de Mestre em Psicologia na USP, em 1972, e doutorou-se na mesma instituição em 1975. Obteve os títulos de Professora Livre Docente (1988), Adjunta (1991) e Titular (1995) na Faculdade de Educação da Unicamp. Em 1997 liderou o grupo de professores que presidiu a instalação do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia na Faculdade de Educação da Unicamp, o primeiro em seu gênero no Brasil. Em dezembro de 2007 o Programa transferiu-se para a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Coordenou o Estudo Fibra (fragilidade em idosos brasileiros, 2008-2009) que, a partir de 2016, realiza estudo de seguimento dos seus idosos de 80 anos e mais. Foi Cientista Visitante no Instituto Max Planck for Human Development and Education em Berlim, Alemanha, em 1994 e 1998. Introduziu o paradigma life span em Psicologia e em Gerontologia no Brasil (1995) e a teoria social-cognitiva da aprendizagem e do desenvolvimento de Albert Bandura, na Faculdade de Educação da Unicamp (1988). Seus interesses em pesquisa incluem: bem-estar psicológico, mecanismos de autorregulação do self, atitudes em relação à velhice, fragilidade e paradigma life span.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor ANITA LIBERALESSO NERI
ISBN-13 9788575161944
Edição
Ano da edição 2007
Número de Páginas 300
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: