- Descrição
-
Detalhes
SUMÁRIO
Siglas e Símbolos
Prefácio
Introdução
Capítulo 1
Fundamentação Teórica
Autoconceito como Constructo
É uma estrutura de natureza multidimensional, hierárquica e organizada
Autoconceito, auto-estima e eu ideal
Formação, desenvolvimento e constituição do autoconceito
Importância de estudos sobre o autoconceito
Adolescência e autoconceito
Autoconceito, gênero e idade
Capítulo 2
Metodologia
Tipo de estudo
População e amostra
Instrumento
Procedimento
Capítulo 3
Análise dos Dados
Apresentação
Descrição das variáveis independentes
Gênero
Tipo de escolas
Idade
Resultados dos questionários SDQ II (autoconceito)
Resultados dos questionários SDQ II por escalas
Resultados das correlações entre escalas
Resultados dos questionários SDQ II por grupos
Resultados dos questionários SDQ II cruzando as variáveis Idade e Sexo em cada uma das escolas
Estudo de variâncias
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e gênero
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e idade
Análise de variância entre os resultados do autoconceito e escolas
Conclusão
Referências - Sumário
-
Summary
O autoconceito é uma percepção sobre si mesmo que os indivíduos constroem como resultado da sua interação com o meio ambiente físico e social. Tal percepção resulta de uma auto-apreciação que o sujeito faz da informação que vai recolhendo ao longo da vida e que o leva à construção de representações mentais que influem nas atitudes e comportamentos que o sujeito assume face ao mundo e às pessoas. Foi proposto por William James (1980) e tornou-se tema muito caro de pesquisa científica com o advento da moderna psicologia cognitiva. O autoconceito é, hoje, visto como uma estrutura organizada, multifacetada e hierárquica, mas não universal pelo que deve ser estudada localmente. O presente estudo serve-se do The Self Description Questionaire II de Herbert W. March, publicado em 1990, traduzido pelos autores para português, mas não aferido estatísticamente para a população brasileira.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Terezinha Camargo Magalhães
Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Huma-nidades e Tecnologias – Lisboa – Portugal, Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia, em Língua Portuguesa e em Gestão e coordenação educacional, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia.
Investigadora convidada do CeiED – Centro de estudos interdisciplinares em educação e desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Professora convidada da Faculdade Visconde de Cairu – Salvador-BA.
Gestora do Polo de Apoio presencial da Universidade Anhan-guera – Salvador-BA e da Camargo Gestão Educacional Ltda. – Salvador-BA.
Autora do livro Quem sou eu? O adolescente e seu olhar sobre si mesmo em conjunto com Prof. Doutor Óscar Conceição Sousa da Univer-sidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa-PT, Editora Alínea. - Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor OSCAR CONCEIÇAO SOUZA E TEREZINHA CAMARGO MAGALHAES ISBN-13 9788575162491 Edição 1ª Ano da edição 2008 Número de Páginas 110
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: