WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

[Re] pensar a educaçao publica - contribuiçoes da argentina e do brasil

Mais Imagens

[Re] pensar a educaçao publica - contribuiçoes da argentina e do brasil
R$45,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O título deste livro re pensar a educação pública' remete a um duplo propósito. por um lado, compartilhar o conteúdo dos cursos, seminários e conferências proferidos pelos professores-pesquisadores que participaram do programa binacional de centros associados de pós-graduação argentina-brasil. por outro lado, visa recuperar reflexões, conceitos, categorias teóricas e metodologias de abordagem que, a partir do campo da pedagogia, da filosofia, da política, da sociologia e da história da educação, contribuem para pensar a educação pública como prática social e política, em nossos países. esta coletânea é dirigida a educadores, estudantes, formuladores de políticas públicas e pesquisadores comprometidos com a busca de uma educação pública igualitária e de qualidade.  

Sumário

Summary

Apresentação

Primeira Parte
Ideias Pedagógicas e Paradigmas do Conhecimento Debates e contribuições da pedagogia histórico-crítica

1. As Ideias Pedagógicas no Brasil
Dermeval Saviani

2. Universidade, Currículo e Conhecimento: bases paradigmáticas
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

Segunda Parte
Pensar a Filosofia da Educação de Foucault, Deleuze e Guattari

3. Michel Foucault: ética y espiritualidad
María Cristina S. Donda

4. La Filosofia de la Educación en el Brasil Del Siglo XX: de la crítica al concepto
Silvio Donizetti de Oliveira Gallo

Terceira Parte
Políticas Educativas, Gestão e Reforma Escolar: perspectiva histórica e análise comparativa

5. Una “Caja de Herramientas” para el Análisis de la Trayectoria de la Política Educativa: La perspectiva de los ciclos de la política (Policy Cycle Approach)
Estela M. Miranda

6. Políticas de Avaliação e Políticas de Incentivo ao Desempenho Docente: análise comparativa dos casos ao Brasil, México e Chile
Luis Enrique Aguilar

7. Planejamento, Conhecimento e Gestão Educacional
Newton A. Paciulli Bryan

8. Uma Reflexão Sobre o Percurso Histórico da Educação Profissional Pública: Brasil – Argentina
Fátima B. de Benedictis Delphino

9. La Reforma Escolar en la Argentina de Entreguerras: Política y pedagogía en el horizonte del reformismo crítico
Silvia N. Roitenburd

Quarta Parte
Reflexões Teórico-metodológicas e Processos de Investigação Educacional

10. Os Projetos de Pesquisa: alguns fundamentos lógicos necessários
Silvio A. Sánchez Gamboa

11. Cultura Escrita y Adultos de Baja Escolaridad: reflexiones metodológicas sobre el proceso de investigación etnográfica
María del Carmen Lorenzatti

12. Contribuciones de una Perspectiva Sociológica Crítica y de la Etnografía Analítica a la Formación de Maestros Rurales
Elisa Cragnolino

Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Estela M. Miranda

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor ESTELA M. MIRANDA E NEWTON ANTONIO PACIULLI BRYAN
ISBN-13 9788575166727
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 308
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: