WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Rumo a uma nova epistemologia da psiquiatria

Mais Imagens

Rumo a uma nova epistemologia da psiquiatria

Preço: R$116,04

Preço Promocional R$114,88

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Existem livros imprescindíveis. Existem autores que deixam uma marca indelével em seus campos de atuação. Existem ideias que movem o mundo e possibilitam a renovação dos saberes e das práticas sociais. Este livro reúne estas características.
A Psiquiatria contemporânea está sob fogo cruzado. Pelo menos cinco áreas de beligerância a cercam: a) os interesses econômicos, em especial o das industrias farmacêutica e de aparelhos médicos; b) os hospitais e sistemas de saúde; c) os governos; d) a opinião pública; e e) suas próprias interrogações conceituais, metodológicas e clínicas.
Mediante a análise das Filosofias da Psiquiatria e de sua epistemologia, fortemente embasado na análise histórica da formação de suas concepções, o notável autor deste livro propõe uma radical auditoria do modo como o saber psiquiátrico é produzido, e assim faz uma rigorosa avaliação dos alcances e limites da Psiquiatria real, aquela que nasce no seio dos movimentos complexos da realidade humana em transformação.

Sumário

Summary

Sumário

INTRODUÇÃO 9

Parte I
FILOSOFIA E EPISTEMOLOGIA DA PSIQUIATRIA
A história das filosofias da psiquiatria 15
Estrutura epistemológica da psiquiatria 23
Epistemologia e fenomenologia 37
Modelos e analogias 63
Causas e razões (etiologia) 71
Comorbidade 83
Risco em psiquiatria 93
Classificação 105

Parte II
A LINGUAGEM DA PSIQUIATRIA
Psicopatologia 117
A epistemologia da psicopatologia 139

Parte III
OBJETOS DA PSIQUIATRIA
O conceito de sintoma mental 147
A epistemologia dos sintomas mentais 157
Forma e conteúdo dos sintomas mentais 171
A formação dos sintomas mentais 181
Os objetos híbridos da psiquiatria 189
Dissimilaridade dos sintomas mentais 203
Os conceitos de sintoma positivo e negativo 213
Fenocópias comportamentais 225
A localização cerebral dos sintomas mentais 231
A epistemologia das emoções 239

Parte IV
DADOS PSIQUIÁTRICOS
A epistemologia dos dados psiquiátricos 251
Processamento dos dados 265
Epistemologia das escalas de avaliação 279
Evidências e psiquiatria baseada em evidências 287

Sobre o Autor

Sobre o Autor

German E. Berrios

 é um Professor de Psiquiatria na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Ele nasceu em Tacna , Peru , e estudou medicina e filosofia na Universidade de San Marcos ( Lima , Peru). Posteriormente, ele lia psicologia e filosofia no Corpus Christi College ,Universidade de Oxford , onde ele era um estudioso pelo exame. Ele fez um trabalho de pós-graduação na história e filosofia da ciência na mesma universidade sob Charles Webster(historiador médico), Alistair Cameron Crombie (historiador da ciência), e Rom Harré (filósofo da ciência); e treinados em neurologia e psiquiatria na (então) Oxford United Hospitais.

Entre 1973 e 1976, ele era um Professor em Psiquiatria na Universidade de Leeds , onde ele treinou em estatísticas médicas sob Professor Max Hamilton e recebeu análise didática deHarry Guntrip .

Desde 1977, ele ensinou na Universidade de Cambridge , Reino Unido (Departamentos de Psiquiatria e de História e Filosofia da Ciência), onde atualmente ocupa a Cadeira daEpistemologia da Psiquiatria e é um consultor neuropsiquiatra no Hospital de Addenbrooke (Cambridge, UK). Ele é um companheiro de vida de Robinson faculdade , e Fellow do Royal College of Psychiatrists do Reino Unido, a British Psychological Society , ea Academia de Ciências Médicas . Em 1989, ele fundou (com o falecido Roy Porter ), a revista internacionalHistória da Psiquiatria da qual ele continua a ser o editor.

Ele é casado com Doris Alvarado Contreras (nascido em Nazca , Peru, 1942); eles tiveram 4 filhos: Arnaldo Alemão (falecido), Francisco Javier (falecido), Claudio Fabricio ( Analista de Negócios ) e Ruben Ernesto ( filósofo ).

A sua investigação tem-se centrado sobre as complicações psiquiátricas de doença neurológica e da história, estrutura e poder epistemológico da descritiva psicopatologia . Suas ideias foram desenvolvidas ainda mais por graduados de países tão distantes como Austrália, Japão, Brasil, Índia , Chile, Colômbia, China, Itália e Espanha, que uma vez participou da "Escola de Cambridge da Psicopatologia". Ele também está interessado na ética da pesquisa e durante os últimos 18 anos tem sido Presidente da Comissão de ética em pesquisa da Cambridge. Ele foi professor visitante nas universidades de Hong Kong, Barcelona, Lima, Heidelberg, Jerusalém, Cornell, Adelaide, Chile, México, Medellin, etc.

Ele publicou 14 livros e mais de 400 artigos sobre os aspectos clínicos, históricos e filosóficos da neuropsiquiatria, psicopatologia descritiva, e a hermenêutica da sintomas mentais. Ele é formado Honoris Causa da Universidade de Heidelberg (Alemanha) ; da Universidade de San Marcos (Peru); a Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha); a Universidade de Buenos Aires (Argentina); a Universidade Nacional de Córdoba (Argentina); ea Universidade do Chile (Chile). Em 2006, uma cadeira na psicopatologia descritiva com o seu nome foi estabelecida na Universidade de Antioquia (Medellín, Colômbia). Em 2007, ele foi condecorado com a Ordem do Sol (Classe: Grande Oficial) pelo Governo do Peru; em 2008 o Prêmio Ramón y Cajal pela Associação Internacional de Neuropsiquiatria; em 2010 ele foi feito membro honorário da Royal College of Psychiatrists do Reino Unido; e em 2016 ele recebeu um prêmio Life-Realização de La Sociedad Española de Psicogeriatría.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Escuta
Autor GERMAN E. BERRIOS
ISBN-13 9788571373754
Edição 1
Ano da edição 2015
Número de Páginas 296
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: