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Sarp -sistema de avaliaçao do relacionamento parental - kit

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Sarp -sistema de avaliaçao do relacionamento parental - kit
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Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Objetivo

O Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental – SARP, tem por objetivo avaliar a qualidade do relacionamento entre pais e filhos, ou entre crianças e seus responsáveis.

População

Crianças de 05 a 12 anos e seus respectivos responsáveis.

Aplicação

Individual.

Tempo

Entre 60 e 90 minutos para a entrevista semiestruturada; em torno de 50 minutos para a aplicação do protocolo de avaliação infantil (sendo possível utilizar dois encontros, sem prejuízo no resultado final).

Descrição

O Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental - SARP é um conjunto de técnicas que tem, no contexto jurídico, o segmento de sua principal utilização, na avaliação de disputa judicial de guarda e/ou regulamentação de visitas.

As dimensões da escala SARP, especificamente, avaliam atributos do construto relacionamento parental, definidos como: “a capacidade dos genitores de atender às necessidades de afeto, cuidados, proteção, educação, lazer e segurança dos filhos”.

O Sistema SARP está composto por três técnicas:

- uma entrevista semiestruturada, aplicada aos genitores;

- um protocolo de avaliação infantil, aplicado a crianças de cinco a doze anos; e

- uma escala pontuada pelo próprio avaliador.

As informações da entrevista e do protocolo infantil são sistematizadas na escala.  Para pontuação, o avaliador pode valer-se também de outras técnicas, como observação da interação pais-filho, entrevistas com terceiros, visitas à escola, visitas às residências dos pais e testes de personalidade.

As características do SARP não se enquadram na definição de um teste psicológico padronizado. Trata-se, assim, de um método de avaliação composto por diferentes técnicas, cujo resultado está diretamente vinculado à formação teórica e à experiência do profissional avaliador, não sendo restrito a psicólogos, e recomendado também, para psiquiatras, assistentes sociais e outros profissionais da área da saúde mental envolvidos no contexto de disputa de guarda/regulamentação de visitas.

Em função da flexibilidade do método e a possibilidade de adaptação e/ou supressão de algumas questões da entrevista e/ou itens da escala, o SARP revela-se passível de uso em outros contextos que não exclusivamente o de disputa de guarda, servindo a uma gama de situações em que seja necessário subsidiar o Judiciário com informações acerca do relacionamento entre responsáveis e filhos (adoção, guarda compartilhada, regulamentação de visitas, alienação parental). 

Pode ser utilizado, ainda, em outras situações nas quais haja necessidade de avaliação do relacionamento parental, estando os pais casados ou não, desde que com as devidas adaptações.  É possível, também, que o SARP seja utilizado para avaliar relações próximas, como de avós e netos, tias e sobrinhos, ou até mesmo de responsáveis que não sejam a família direta da criança.

Entre as vantagens desta técnica podemos destacar a garantia de maior uniformidade nos procedimentos avaliativos e a facilidade de comunicação no contexto legal.

O manual apresenta três estudos de casos detalhados, conduzidos com o Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental em diferentes contextos: família constituída, família divorciada e perícia de disputa de guarda.  São apresentados, ainda os documentos psicológicos (parecer ou laudo0 produzidos a partir da avaliação realizada com o SARP.

Kit composto por: 

1- Manual

1- Livreto de apresentação – versão feminina (reutilizável)

1- Livreto de apresentação – versão masculina (reutilizável)

10- Roteiros de entrevista SARP (descartável)

10- Roteiros de Anamnese (descartável)

5- Cadernos da Escala SARP (descartável)

5- Protocolos de avaliação Meu Amigo de Papel – versão

       feminina (descartável)

5- Protocolos de avaliação Meu Amigo de Papel – versão

       masculina (descartável)

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Vivian de Medeiros Lago

É graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Possui especialização em Psicologia Jurídica pela Universidade Luterana do Brasil e é Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Psicologia Forense da Universidade de Portsmouth, Reino Unido. Atualmente, é Pós-doutoranda em Psicologia no Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológida da UFRGS. Desenvolve trabalhos na área de avaliação psicológica forense, prestando assessoria técnica a advogados de Direito de Família. Professora Assistente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e docente do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Denise Ruschel Bandeira

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFRGS, orientadora de mestrado e doutorado e coordenadora do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica. Foi editora geral da Revista Psicologia Reflexão e Crítica/Psychology de 2009 a 2013. Foi primeira secretária e vice-presidente do IBAP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica, desenho da figura humana, desenvolvimento infantil.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Testes - Pearson
Autor VIVIAN DE MEDEIROS LAGO E DENISE RUSCHEL BANDEIRA
ISBN-13 9788580403718
Edição
Ano da edição 2014
Número de Páginas 96
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