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Son-r - manual

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* Uso exclusivo para psicólogos. Para que este produto possa ser enviado é necessário o envio da carteira CRP via e-mail:atendimento@larpsi.com

Tem o objetivo de avaliar a inteligência geral, através de 4 subtestes, que medem o raciocínio ab¬strato e concreto, habilidade espacial e percepção visual; sem envolver o uso da linguagem. Contexto de avaliação: Ideal para o contexto educacional, clínico, neuropsicológico, etc

População:
Crianças de 2 ½ à 7 anos e 11 meses de idade. Aplicação: Individual, com tempo em torno de 40 minutos.

Os subtestes são denominados da seguinte forma: Mosaicos, Categorias, Situações e Padrões. São administrados na respectiva ordem, que evolui de acordo com o grau de dificuldade. Podem ser agrupados em dois tipos: Testes de raciocínio (Categorias e Situações) e testes de execução com enfoque espacial e viso-motor (Mosaicos e Padrões).

As instruções para aplicação podem ser dadas de forma verbal ou não verbal. Esta decisão será adaptada de acordo com a habilidade comunicativa de cada criança, permitindo que o teste seja administrado da forma mais natural possível. Deve-se sempre começar com a demonstração de uma parte da solução de um problema, desta forma, um exemplo é incluído na aplicação do primeiro item de cada subteste, e instruções detalhadas são dadas para todos os primeiro itens, com exceção do subteste Padrões. Uma vez que a criança entende esse exemplo, pode fazer os itens subsequentes independentemente.

Difere de outros testes não verbais infantis no estilo de administração e na atratividade dos materiais, pessoal (pois é aplicado de acordo com a particularidade de cada criança), na variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal. Portanto, pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.

Busca mensurar a denominada “inteligência fluida”, compreendida como a habilidade de adaptação, de resolver problemas e de aprender. Uma das principais vantagens do SON-R é que ele permite uma avaliação ampla do funcionamento mental da criança, sem depender de habilidades linguísticas, através de tarefas bastante diversificadas. Isso o torna adequado também a crianças com necessidades especiais na linguagem, fala ou comunicação (surdez, autismo, transtornos de desenvolvimento social). Ainda é recomendado a crianças menos dotadas, com atrasos no desenvolvimento cognitivo e/ou que são difíceis de testar, pois os materiais são atrativos, as tarefas são diversificadas, etc. Em contrapartida, é menos apropriado para crianças portadoras de deficiências visuais ou motoras.

Detalhes do Produto

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editora Hogrefe
Autor JACOB A. LAROS, PETER J. TELLEGEN, GIRLENE R. DE JESUS & CAMILA A. KARINO.

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