WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Subjetividade contemporanea - discussoes epistemologicas e metodologicas

Mais Imagens

Subjetividade contemporanea - discussoes epistemologicas e metodologicas
R$55,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O livro tem como foco a discussão dos problemas e os desafios epistemológicos e metodológicos que a complexidade da subjetividade coloca para aqueles que trabalham com o tema, não apenas como objeto de pesquisa em diferentes campos, mas, também, em processos de avaliação e de intervenção psicossocial. Desenvolvido com amplitude e diversidade consideráveis, privilegia a discussão da Epistemologia Qualitativa elaborada por González Rey e seus desdobramentos metodológicos, tendo como eixo a sua novidade como forma diferenciada de produção de conhecimento acerca da subjetividade e sua pertinência para o estudo desta.

Sumário

Summary

Apresentação

Capítulo 1
Ideias e Modelos Teóricos na Pesquisa Construtivo-Interpretativa
Fernando Luís González Rey

Capítulo 2
A Construção do Cenário Social da Pesquisa no Contexto da Epistemologia Qualitativa
Maristela Rossato, Luiz Roberto Rodrigues Martins e Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 3
Um dos Desafios da Epistemologia Qualitativa: a criatividade do pesquisador
Albertina Mitjáns Martínez

Capítulo 4
Pesquisa em Educação: desafios para a Epistemologia Qualitativa de González Rey
Cristina M. Madeira-Coelho

Capítulo 5
A Epistemologia Qualitativa na Pesquisa em Saúde: suas implicações e desafios
Valéria D. Mori

Capítulo 6
Metodologia Qualitativa e Criatividade no Estudo da Subjetividade na Família
Vannúzia Leal Andrade Peres

Capítulo 7
O Lugar da Subjetividade no Processo de Avaliação Diagnóstica do Indivíduo com Deficiência Intelectual: desafios metodológicos e epistemológicos
Alexandra Ayach Anache e Heriel Luz

Capítulo 8
Perigosos ou Vítimas: duas maneiras de anular a condição de sujeito na intervenção
Omar Bravo

Capítulo 9
Subjetividade e Espiritualidade em Sociedades de Universos Múltiplos: problemas de pesquisa clínica e qualitativa
Maurício da Silva Neubern

Capítulo 10
Epistemologia e Método das Pesquisas em Psicologia: uma questão política
Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Ana Mercês Bahia Bock e Maria da Graça Marchina Gonçalves

Sobre os Autores
Sobre o Autor

Sobre o Autor

Albertina Mitjáns Martínez

Possui graduação em Psicologia - Universidad de La Havana 1971, doutorado em Ciencias Psicologicas - Universidad de La Havana 1993 e pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri 2007 . Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília e professora colaboradora dda Especialização em Psicopedagogía Clinica da Universidade de Buenos Aires . Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva histórico-cultural , com ênfase em Criatividade e Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, subjetividade, aprendizagem e educação inclusiva.

Mauricio Neubern

Professor Adjunto II do Departamento de Psicologia Clínica IP-UnB e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura PPG-PsiCC. Obteve seu Doutorado em Psicologia em 2003 UnB, tendo participado do PDEE-Capes no Laboratoire de Changement Social, Université Paris VII, Paris, França 2001-2002. Seu principal projeto de pesquisa é Complexidade, Hipnose e Subjetividade nas Relações Terapêuticas CHYS a partir do qual aborda questões históricas, epistemológicas e clínicas envolvendo Hipnose e Psicologia Clínica, hipnose e processo terapêutico de pessoas com dores e doenças crônicas; transe, subjetividade e cultura; espiritualidade e clínica. Sua principal meta neste projeto é o desenvolvimento de aportes teóricos e metodológicos complexos para a Psicologia Clínica, por meio da articulação das idéias da Complexidade Morin, Hipnose Milton Erickson e Subjetividade Gonzalez Rey . Sua atuação envolve a prática clínica como extensão, notadamente a psicoterapia, articulada à pesquisa e à formação de terapeutas e pesquisadores.

Valéria Deusdará Mori

Doutora pela Universidad San Carlos de Guatemala 2009 e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília 1998. Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília. Tem experiência nas áreas de Psicologia clínica, Psicologia da saúde e Psicologia social. Atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, enfoque histórico-cultural, representações sociais, sujeito, câncer e hipertensão.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Alinea
Autor ALBERTINA MITJANS MARTINEZ, MAURICIO NEUBERN E VALERIA DEUSDARA MORI
ISBN-13 9788575167038
Edição
Ano da edição 2014
Número de Páginas 244
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: