WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Superdotaçao e dupla excepcionalidade - contribuiçoes da neurociencia, psicologia, pedagogia e direito aplicado ao tema

Superdotaçao e dupla excepcionalidade - contribuiçoes da neurociencia, psicologia, pedagogia e direito aplicado ao tema
R$49,90

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

Capítulo I Definindo Inteligência e Superdotação

Conceito de Inteligência

Conceito de Superdotação

Características Emocionais dos Superdotados

Da Necessidade de Identificação dos Alunos Superdotados

Da Superdotação dos Meus Filhos

Aceleração de Série: Necessidade X Resistência

Da Epopeia para Conseguir Acelerar Meus Filhos de Série

Dos Mitos que Rodeiam a Superdotação

Características Cognitivas e Afetivas do Superdotado

Definição Legal de Aluno com Altas Habilidades / Superdotação

Sobre a Identificação e Avaliação de Aluno com Indicativos de Altas Habilidades / Superdotação e a sua Importância

Capítulo II Superdotação e Neurociências

Bases Neurobiológicas da Superdotação e Funções Executivas na Superdotação

Capítulo III Da Dupla Excepcionalidade

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Conceito de TDAH

Etiologia do TDAH e Bases Neurobiológicas

Funções Executivas no TDAH

Bases Neurobiológicas em Pessoas de Alto QI e com TDAH

Dupla Excepcionalidade Envolvendo a Superdotação

Coocorrência de TDAH e SD: dupla Excepcionalidade SD/TDAH

Conceito da Síndrome de Asperger

Etiologia e Bases Neurobiológicas da Síndrome de Asperger (SA)

Funções Executivas na Síndrome de Asperger

Semelhanças entre os Alunos SD e Alunos com a Síndrome de Asperger

Diferenças entre Alunos SD e Alunos com Síndrome de Asperger

Coocorrência de SA e SD: Dupla Excepcionalidade SD/SA

Da Legislação Inclusiva Aplicável aos Alunos SD, Alunos SD/TDAH, Alunos com a SA, e Alunos com SD/SA

Estratégias para Inclusão e Formas de Atendimento das Necessidades Educacionais Especiais dos Alunos SD, com TDAH, com a SA e com Dupla Excepcionalidade, em Sala de Aula

Propostas de Intervenções Pedagógicas para Alunos Superdotados

Conclusão

Referências

Sumário

Summary

O presente livro trata sobre a Superdotação e a Dupla Excepcionalidade em suas especificidades, enveredando nos campos da Psicologia, do Direito, da Neurociência e no da Pedagogia. Mas contém também relatos pessoais da Autora, que vão além da sua experiência enquanto especialista em Neurociências e Psicologia Aplicada, bem como advogada atuante no Direito Educacional.

A obra traz conceitos sobre a inteligência, a superdotação e as características emocionais dos superdotados. Trata das necessidades de identificação dos alunos superdotados e aborda também os mitos que rodeiam a superdotação, as características cognitivas e afetivas das crianças superdotadas e a definição legal do aluno com altas habilidades/superdotação.

Na parte que aborda a dupla excepcionalidade, o livro fala sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Síndrome de Asperger (TEA), passando por suas funções executivas e bases neurobiológicas (contribuições da neurociência).

O livro faz um paralelo entre a superdotação e os alunos com a dupla excepcionalidade em cada uma destas modalidades (TDAH e Asperger), além de apresentar a legislação aplicável tanto aos alunos com altas habilidades/superdotação, quanto aos alunos com TDAH e a Síndrome de Asperger. E, por fim, sugere propostas de intervenções pedagógicas e de atendimento das necessidades educacionais destes alunos, à luz de nossa legislação e com base nas pesquisas acadêmicas de especialistas da área.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

CLAUDIA HAKIM
Pós-Graduada e Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada pelo Mackenzie. Advogada Especialista em Direito Educacional, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Sócia Fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento. Autora do blog Mãe de Crianças Superdotadas(www.maedecriancassuperdotadas.blogspot.com). Colunista do site Almanaque dos Pais. Proprietária dos grupos do Facebook Mãe de Crianças Superdotadas e Asperger e SD. Autora da página no Facebook Direito e Educação por Claudia Hakim. Palestrante nas áreas de Superdotação e Direito Educacional.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor CLAUDIA HAKIM
ISBN-13 9788536257419
Edição
Ano da edição 2016
Número de Páginas 120
Cobrimos qualquer oferta Sim
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: