WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Superdotaçao, psicanalise e nomeaçao - crianças e adolescentes superdotados, suas familias e as instituiçoes de apoio

Mais Imagens

Superdotaçao, psicanalise e nomeaçao - crianças e adolescentes superdotados, suas familias e as instituiçoes de apoio

Preço: R$89,90

Preço Promocional R$85,41

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

INTRODUÇÃO

1 A SUPERDOTAÇÃO EM SUAS INTERFACES COM A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO

1.1 Um Conceito

1.2 Identificação da Superdotação e os Riscos de Segregação

1.3 Diagnóstico da Superdotação e a Exclusão dos incluídos

1.4 A Psicanálise Frente à Superdotação: Ensaios de uma Clínica Antissegregação

1.4.1 A superdotação como "degenerescência catastrófica"

1.4.2 A superdotação como suplência

2 SUPERDOTAÇÃO: UMA QUESTÃO HISTÓRICO-DISCURSIVA

2.1 A Educação dos Bem-Dotados: Primórdios do Conceito

2.2 O Início dos Estudos na Modernidade

2.3 O Século XX e os Primeiros Passos naCientifização da Inteligência

2.4 O Discurso Contemporâneo sobre a Superdotação e a Inteligência: Apontamentos Necessários

2.5 Os Artifícios da Língua

2.6 A Inteligência e suas Vicissitudes

3 A INTELIGÊNCIA E SUAS POLÍTICAS: O CAMPO DISCURSIVO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ACERCA DA SUPERDOTAÇÃO

3.1 Os Primórdios de uma Política Pública para os Superdotados

3.2 O Enquadramento das Políticas Públicas em Brasil e Portugal

3.3 Uma Questão entre o Universal e o Particular: a Psicanálise Encontra a Política Pública

4 SUPERDOTAÇÃO E INTELIGÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO COGNITIVA EM SUA RELAÇÃO COM A CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA

4.1 A Inteligência sob o Primado da Sexualidade: uma Perspectiva Freudiana

4.2 Leonardo Da Vinci: um caso de superdotação no renascimento?

4.2.1 A leitura freudiana de Da Vinci

4.2.2 Da Vinci com Lacan

4.3 O Desejo de Saber: uma Questão para o Sujeito?

5 DE UM NOME A UMA POSIÇÃO

5.1 O Conceito Filosófico de Nomeação

5.2 O Conceito Linguístico de Nomeação

5.3 Ser Nomeado: as Consequências Psicanalíticas da Nomeação

5.3.1 A ciência, o capital e o nome

6 APRESENTAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS

6.1 A Pesquisa e os CasosA

6.1.1 As instituições de apoio ao superdotado

6.1.2 Os casos e suas análises

6.1.3 Mateus, ou uma dádiva vinda dos céus

6.1.4 A Superdotação como efeito de uma operação significante: o Caso Marcos

6.1.5 O Caso Lucas: quando uma dádiva é um desejo de morte

6.1.6 O Caso André e a satisfação do nome

6.2 O Dizer Parental, a Posição do Sujeito Dito Superdotado e Outro da Cultura

6.3 Um Filho e sua Mãe

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

ANEXOS

Sumário

Summary

A presente obra, a partir da interlocução da Psicanálise com a Educação, discute situações clínicas de crianças e adolescentes identificados como superdotados. Parte de um tema prevalecente na Psicologia, entretanto privilegia o referencial psicanalítico, tomando como base os trabalhos de Sigmund Freud, Jacques Lacan e psicanalistas contemporâneos. Tem como objetivo demonstrar que a identificação como superdotado tem efeitos na constituição da subjetividade. Com base na apresentação de casos clínicos e do relato de entrevistas realizadas com adolescentes, na faixa etária compreendida entre 12 e 18 anos, e seus pais, discute o conceito de superdotação bem como as políticas governamentais elaboradas para alcançar esse público. Faz uma análise do surgimento do sintagma superdotação na cultura, bem como discute o conceito de inteligência na Psicologia e o modo particular que a Psicanálise associa a curiosidade intelectual à curiosidade sexual da criança. Aborda o tema da nomeação utilizando a Filosofia e a Linguística para chegar a uma perspectiva que visa verificar os efeitos psicanalíticos da nomeação.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Pós-doutor em Análise do Discurso, doutor em Letras e mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com período de aperfeiçoamento pela Universidade de Lisboa, Portugal. Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. Graduado em Teologia pelo Sistema Batista Mineiro de Ensino. Professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, onde leciona Psicologia da Educação. Supervisor Institucional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Piauí. Editor da Revista Eletrônica Fundamentos. Poeta e psicanalista, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise Pura e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Fracasso Escolar, Psicologia da Educação, Psicanálise Aplicada à Educação, Discursos Contemporâneos e Clínica Psicanalítica.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Jurua
Autor CASSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
ISBN-13 9788536250175
Edição 1
Ano da edição 2015
Número de Páginas 312
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: