Sobre o Autor
ROCHELE PAZ FONSECA
É graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui especialização em Motricidade Oral pelo CEFAC-SP e pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2002), em Cinesiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS(2002) e em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2006). É especialista em Neuropsicologia (CFFa). É Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006). Tem Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011). Recebeu Prêmio CAPES de Teses em Psicologia em 2007. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, área de concentração Cognição Humana da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), PUCRS, sendo Bolsista Produtividade 2 do CNPq. É editora da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional oficial da Sociedade Latinoamericana de Neuropsicologia (SLAN). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Avaliação neuropsicológica, Psicologia cognitiva e Psicologia experimental. Na área de Fonoaudiologia, tem experiência em linguagem e motricidade orofacial. Suas principais linhas de pesquisa são (1) Avaliação neuropsicológica: construção e adaptação de instrumentos e tarefas de neuroimagem, (2) Neuropsicologia do desenvolvimento: da infância ao envelhecimento, (3) Neuropsicologia Cognitiva, (4) Perfil neuropsicológico de populações neurológicas e psiquiátricas e (5) Reabilitação neuropsicológica: estudos comportamentais e de neuroimagem. Possui cooperação de pesquisa com investigadores internacionais (Université de Montréal, University of Ottawa, Universidad de Salamanca, Universidade Católica Portuguesa, entre outras) e nacionais (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro). Faz parte da Rede Ciências para a Educação (CpE).
MIRELLA LIBERATORE PRANDO
Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (1999), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Pós Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é fonoaudióloga clínica - Clínica Espaço de Ser. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, processamento auditivo, linguagem, tdah e avaliação neuropsicológica.
NICOLLE ZIMMERMANN
Psicóloga. Mestre em Psicologia - ênfase Cognição Humana pela PUCRS. Doutoranda em Medicina: Radiologia pela UFRJ. É supervisora do Serviço de Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ). Ainda, é coordenadora científica da especialização em Neuropsicologia da SAPIENS (PR) e é professora de cursos de especialização em Avaliação Psicológica, Neuropsicologia e Neurociências. Tem interesse nas áreas de atuação da neuropsicologia nas lesões cerebrais adquiridas ou desenvolvidas, técnicas de neuroimagem associadas ao estudo da cognição (paradigmas experimentais de avaliação da cognição e relação função/estrutura em diferentes patologias) e na adaptação cultural de instrumentos formais e ecológicos de avaliação neuropsicológica.