TEL (71) 3351-8041 WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Envelhecer Tempo de (re) criar a vida

Mais Imagens

Envelhecer Tempo de (re) criar a vida
R$52,90

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

Sabe-se que o fenômeno do envelhecimento integra um contexto histórico, experiencial e subjetivo, além de estar notadamente demarcado pelo ambiente cultural no qual o sujeito se insere. Assim, a maneira como cada pessoa vivencia seu processo de envelhecer é consequência de um todo existencial que envolve uma história de vida e a forma como cada sujeito, em seu habitat, chega à velhice e a elabora em si.
No âmbito do programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), integrando uma linha de investigação sobre Ambiente, Trabalho e Cultura, o Laboratório OTIUM (Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre) tem se debruçado sobre o fenômeno do envelhecimento e sua apreensão pelos sujeitos idosos. Assim, reunindo pesquisas do referido grupo e textos de especialistas preocupados em valorizar o discurso qualitativo do sujeito que envelhece, o objetivo deste livro é propor um debate sobre o que os idosos de hoje dizem sobre seu processo de envelhecimento diante das exigências e possibilidades do mundo contemporâneo.
Procuramos abordar aqui visões diferenciadas sobre o envelhecer a partir da observação de experiências de apropriação do tempo por idosos que, em variados contextos, indicam a possibilidade de uma velhice distinta, elaborada a cada dia a partir da consciência de suas ações e de sua presença no mundo, em prol da retomada de si nesta fase natural na vida.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

José Clerton de Oliveira Martins

Doutor e mestre em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Pós-doutorado CAPES (2005-2006) no Programa de Doutorado “Ocio y Desarrollo Humano”, do Instituto de Estudios de Ocio da Universidade de Deusto – Espanha. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Membro Fundador da OTIUM-Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio.

Marlo Renan Rocha Lopes

Psicólogo. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza-Unifor (2016-2018). Pesquisador bolsista da Funcap. Membro da equipe de pesquisa do Laboratório Otium, colaborador do projeto “Recriando-se nas temporalidades livres da velhice: um estudo sobre as experiências potencializadoras da vida de idosos do Nordeste brasileiro”.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Crv
Categoria DH.Terceira idade
Autor José Clerton de Oliveira Martins Marlo Renan Rocha Lopes
ISBN-13 9788544416556
Edição
Ano de Lançamento 2017
Número de Páginas 190
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: