WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

Temas contemporaneos em psicologia do desenvolvimento

Mais Imagens

Temas contemporaneos em psicologia do desenvolvimento
R$78,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

O livro Temas Contemporâneos em Psicologia do Desenvolvimento surgiu da ideia de alguns professores do núcleo do Desenvolvimento Humano do curso de psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que uniram esforços para apresentar uma coletânea de textos que acolhesse várias perspectivas psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Preocupamo-nos em oferecer aos graduandos, bem como aos profissionais, de psicologia, pedagogia e áreas afins uma obra que pudesse expressar o respeito pelas diferenças epistemológicas e a admiração pela singularidade de cada enfoque sobre o tema. Esperamos que o leitor desfrute da leitura dos textos de docentes e psicólogos clínicos que buscaram, em seus capítulos, consolidar uma reflexão sobre a psicologia do desenvolvimento e seus desdobramentos.

Sumário

Summary

Prefácio
Maria Júlia Kovács 7

Introdução: Desenvolvimento humano:
entre o natural e a cultura
Berenice Carpigiani 12

1.Desenvolvimento psíquico sob a
perspectiva da psicanálise
Maria Alice Barbosa Lapastini 30

2. Desenvolvimento humano: uma reflexão
a partir do enfoque histórico-cultural
Laura Marisa Carnielo Calejon 59

3. Processo de individuação: o desenvolvimento
da personalidade na perspectiva
da psicologia analítica
Santina Rodrigues de Oliveira 79

4. Desenvolvimento e maturação:
perspectivas atuais da gestalt-terapia
Karina Okajima Fukumitsu 103

5. Desenvolvimento humano na abordagem
centrada na pessoa: a tendência à atualização
e as atitudes facilitadoras como
caminho para o crescimento
Ana Paula Fujisaka e Esther Gomes de Lima Carrenho 114

6. Una concepción integradora sobre el
desarrollo del ser humano y su
importancia en Ia educación
Guillermo Arias Beatón 147

7. O conhecimento metalinguístico de
crianças: o papel das aprendizagens
implícitas e explícitas
Fraulein Vidigal de Paula,
Jane Correa e Alina Galvão Spinillo 161

8. Adolescência, tecnologia e pseudoformação
Marian Ávila de Lima e Dias 197

9. O desenvolvimento moral: apontamentos
sobre a crítica habermasiana ao nível seis
de Kohlberg
Claudio Bastidas 231

10. Morte e desenvolvimento
Aurélio Fabricío Torres de Melo 243
Sobre os autores 258

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Aurélio Fabrício Torres de Melo

Graduado em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1990), mestrado (1999) e doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Especialidade em Psicologia Clínica, reconhecida pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (2000). Atualmente é professor e supervisor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como psicoterapeuta em consultório particular. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia do Desenvolvimento; Psicologia da Morte.

Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga (CRP 06/43624-6) e psicoterapeuta. Pós-doutoranda e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade São Paulo (USP) e Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro-efetivo do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Autora dos livros: Suicídio e Luto: história de filhos sobreviventes (2013); Suicídio e Gestalt-terapia (2012) e Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico (2012). Coeditora da Revista de Gestalt do departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae (ISNN 1677-6747). Coorganizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (Summus Editorial). Psicóloga clínica atuando em consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicoterapia e supervisão clínica

Marian Ávila de Lima e Dias

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004). Professora do Departamento de Educação da Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Formação do indivíduo, Preconceito e Educação Inclusiva.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Vetor
Autor AURELIO FABRICIO TORRES DE MELO, KARINA OKAJIMA FUKUMITSU, MARIAN ÁVILA DE LIMA E DIAS
ISBN-13 9788575854785
Edição 1
Ano da edição 2012
Número de Páginas 260
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: