• Ao comprar este item você receberá 220 pontos!

Terapia sistemica individual - manual pratico na clinica

Mais Imagens

Terapia sistemica individual - manual pratico na clinica
R$55,00

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

Foi nos primordios dos anos 90, quando da reformulaçao da grade curricular do curso de psicologia da PUC-MG, onde me formei, meu primeiro contato com a Sistemica e o entao famoso Grupo de Milao. Nesta epoca, a praxe dos cursos de psicologia era oferecer uma boa bagagem sobre psicanalise. Me recordo sentir uma certa angustia com o reducionismo ao qual as relaçoes eram colocadas. Vinda, inicialmente da area organizacional, sai perambulando, se posso assim dizer, em busca de conhecimento teoricoclinico, que me ajudasse a ampliar esse olhar isto e por causa disto... Apos fazer alguns anos de formaçao em psicanalise e transpessoal, tal angustia ainda permanecia dentro de mim. Foi entao, meu primeiro contato direto com a Sistemica. Iniciei minha formaçao que, ainda hoje, continua. Conheci e freqüentei as escolas referencia mundial, como a de Andolfi, Selvini, chegando enfim, ao Centro Milanese di Terapia della Famiglia. Aprendi muito com as primeiras escolas , mas foi no Centro Milanese, atraves de Luigi Boscolo que minha alma aquietou-se. Nao somente no sentido do conhecimento e aprendizado mas tambem, ao encontrar ali, mais sentido para minhas indagaçoes como pessoa e profissional. Aprendi muitos nesses anos de convivencia com Dr. Boscolo, principalmente, sobre a importancia da humanidade do terapeuta e disto no setting terapeutico. Mais que alem da tecnica, ter gente cuidando de gente. Este livro traduz a alma do autor - alem da teoria e sua pratica - mostrando-nos que , mais que o dominio da tecnica, a importancia do lugar humano, tanto do cliente , quanto do terapeuta. Ao assumir o louco proposito de traduzir e trazer aos colegas brasileiros, esta grande contribuiçao de um dos ultimos icones da sistemica, vivo, que marcou e transformou a maneira de se pensar e fazer psicoterapia individual, este livro vem quebrar com o estigma carregado pela Abordagem Sistemica durante anos, de que era coisa de familia. Terapia Individual Sistemica vem apresentar sua proposta, atraves da experiencia do autor, mostrando que esta abordagem ve o individuo como um espelho de multiplas faces, que reflete o seu sistema de pertencimento, o sistema individuo-terapeuta e o metasistema, que compreende o individuo, a sua familia e o terapeuta. Para mim, foi , além de um grande desafio, uma honra, poder trazer este manuale como diz Boscolo , até voces. Espero que saboreem!

Sumário

Summary

APRESENTAÇAO

INTRODUÇAO

PRIMEIRA PARTE - TEORIA

CAPITULO I - UMA TEORIA EM EVOLUÇAO

CAPITULO II - O TRABALHO SISTEMICO

CAPITULO III - O PROCESSO TERAPEUTICO

SEGUNDA PARTE - CASOS CLINICOS

CAPITULO IV - TERAPIAS COM UMA PROPOSTA ESTRATEGICO-SISTEMICO

CAPITULO V - TERAPIAS SISTEMICAS

CAPITULO VI - CONSULTAS

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Sobre o Autor

Sobre o Autor

Luigi Boscolo

1960: Ele terminou seus estudos de Medicina e Pediatria na Universidade de Pádua 

1961-1967: Nos Estados Unidos, especializada em Psiquiatria e Psicanálise da Faculdade de Medicina de Nova York e Hospital Metropolitano de Nova York. 
1967: Ele voltou para a Itália e se estabeleceu em Milão, onde abriu um estúdio de exercer a actividade psicanalista. Ao mesmo tempo, ele colabora com Mara Palazzoli a fundação do Centro de Estudos da Família.

1967-1970: Período de Psicanálise. 
Membro de uma equipe de analistas de direta Mara Selvini realiza pesquisas e terapia com famílias e casais, usando o modelo psicanalítico.

1971-1975: Período Estratégico-Sistémico. 
Uma nova equipe formada por Selvini, Boscolo, Cecchin, Prata apresentou um novo modelo de terapia familiar, terapia de curta baseado no modelo da terapia estratégica e sistêmica, em Palo Alto.Os métodos de trabalho e os resultados deste período são descritos no livro "Paradox e Controparadosso".

1975-1980: Período Sistémico. 
Este período é caracterizado por um estudo em profundidade das ideias e experiências de G.Bateson, em especial a aplicação de sua epistemologia cibernética ao nosso trabalho com as famílias. O texto mais importante deste período é, sem dúvida, "Ipotizzazione, circularidade, Neutralidade: Três Princípios para a Conduta da sessão", que por muitos é considerada a mais importante contribuição do Grupo Milan. 
1980: A equipe do Centro é Sciolta. Boscolo e Cecchin fundou um novo centro, chamado de Centro de Milão da Terapia de Família, e tornar-se os co-diretores.

A partir de 1980: Os Milanese Centro, além de trabalho clínico e de pesquisa, começou a realizar uma atividade de treinamento intenso, especialmente para operadores de saúde e serviços sociais públicos. Após a atividade de treinamento também se espalhou no exterior, da Europa à América, para a Austrália. Ele também foi conduzido por Boscolo e Cecchin um curso anual de formação de verão no modelo sistêmico de Milão. Boscolo ao longo dos anos se dedica ao professor atividades e supervisor não só no Centro, mas também em outros lugares. Torne-se um membro fundador da SIPR de Roma e Milão sirts. É era um membro da AFTA (Familiar Association Terapia americano) e AAMFT (Associação Americana para Mariage e Terapia Familiar), bem como o 'EFTA (Associação Europeia de Terapia Familiar).

Paolo Bertrando

MD, PhD, formado em medicina e especializado em psiquiatria em Milão, Itália. Ele foi treinado em terapia familiar sistêmica por Luigi Boscolo e Gianfranco Cecchin na década de 1980, e usado inicialmente a abordagem Milão para trabalhar com as famílias com um membro diagnosticado com esquizofrenia. Mais tarde, ele se juntou Boscolo e Centro de Milão em Cecchin para a família Therapy, onde foi um treinador de 1993 a 2002. Em 2003, ele co-fundou o centro de treinamento Episteme sistêmico, onde foi diretor até 2012. Atualmente, ele é diretor científico do Systemic Escola -Dialogical em Bergamo, onde ele está tentando desenvolver uma marca de terapia sistêmica mais perto de uma posição ea prática dialógica. 

Ele publicou vários artigos e livros sobre terapia sistêmica. os mais relevantes são os dois livros co-escrito com Luigi Boscolo, The Times of Time (New York, Norton, 1993), e Terapia Sistêmica com indivíduos (Londres, Karnac Books, 1996) .His mais recente livro publicado em 2007 é o dialógica terapeuta (Londres, Karnac Books). 

Dr. Bertrando tem viajado amplamente a realização de oficinas e seminários sobre vários temas relacionados com a terapia sistêmica, em Itália, Espanha, Noruega, Dinamarca, Grécia, Reino Unido, Irlanda, Chile, Colômbia, México, Singapura, Nova Zelândia e Austrália. Seus interesses atuais dizem respeito a dinâmica da terapia sistémica (tanto do ponto de vista metodológico e experimental), a relação entre pensamento psiquiátrico e sistêmica, e a dinâmica de emoções, de acordo com uma visão sistêmica.

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Artesa
Categoria TF.Geral
Autor LUIGI BOSCOLO E PAOLO BERTRANDO
ISBN 8588009145
ISBN-13 9788588009141
Edição
Ano de Lançamento 2013
Número de Páginas 348
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete:

 

 

20%

30%