WHATSAPP (71) 99170-0494 - Seg a Sex das 8h às 17h

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO

TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO
R$100,00

Disponível: Em estoque

Descrição

Detalhes

01 - AVC em Crianças e Adolescentes. Existe?
02 - Desenvolvimento Infantil
03 - Desenvolvimento Psicológico e Emocional
04 - Desenvolvimento Cognitivo
05 - Sinais Precoces de Transtornos Neurológicos na Identificação de Transtornos de Desenvolvimento e de Aprendizagem
06 - Transtornos da Linguagem: identificação precoce das alterações
07 - Sinais Indicativos de Transtornos de Aprendizagem
08 - Prevenção e Promoção do Desenvolvimento Infantil
09 - Autismo
10 - Retardo Mental
11 - Transtorno e Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH
12 - Tratamento Comportamental de Crianças com TDAH
13 - Dependência Química: diagnóstico e intervenção em adolescentes
14 - Disortografia: diagnóstico e intervenção
15 - Disgrafia
16 - Discalculia
17 - Dislexia no Brasil: momento atual
18 - Research-Based Strategies That Improve Reading Comprehension
19 - Intervenção na Dislexia: experiência brasileira

Sumário

Summary

“Evidências científicas demonstram que os transtornos do desenvolvimento da infância e adolescência podem causar prejuízos significativos a essa população, destacando-se os problemas de aprendizagem e de comportamento. Pela sua complexidade, não são incomuns dúvidas e questionamentos, tanto no contexto escolar quanto na prática clínica. Quais comportamentos são esperados para os padrões de normalidade? É possível fazer a identificação precoce? Como fazer o diagnóstico diferencial entre os diferentes transtornos? Quais as melhores estratégias de tratamento e intervenção? Buscando responder tais questionamentos, este livro aborda temas relativos ao desenvolvimento infantil (motor, neurológico, linguístico, cognitivo e emocional), bem como os principais transtornos neuropsiquiátricos (retardo mental, acidente vascular cerebral, drogadição, TDAH e autismo) e de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia e disortografia e global). O conhecimento sobre o que há de atual nesta temática certamente favorecerá a prática dos profissionais da saúde e da educação e, consequentemente, beneficiará a criança e o adolescente. Desta forma, esperamos contribuir a toda a comunidade educacional, clínica e científica."

Sobre o Autor

Sobre o Autor

SÔNIA DAS DORES RODRIGUES

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas -1997- e Especialização em Psicopedagogia pela PUC-Campinas -2001- e em Psicomotrocidade -ISPE-GAE-FMABC 2010-. É mestre -2003- e Doutora -2008- em Ciências Médicas pela FCM- Unicamp. Atua no Laboratório de Pesquisa em Distúrbios, Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno da Atenção -DISAPRE-FCM-UNICAMP-. O trabalho docente é realizado em vários cursos, destacando-se: Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil - FCM-Unicamp; Psicomotricidade - FCM-UNICAMP, Reabilitação Aplicada à Neurologia Infantil - FCM-Unicamp e Neuropedagogia -São Paulo e São José dos Campos- e Psicopedgogia - Unisal - Campinas. É vice-coordenadora do Curso de Psicomotricidade -FCM-UNICAMP-. É membro de dois grupos de pesquisa CNPq: a- Neurodesenvolvimento, aprendizagem e escolaridade e b- Anormalidades cerebrovasculares na infância. Atualmente, é Presidente do Capitulo Paulista da ABENEPI -Associação Brasileira Neurologia e Psiquiatria Infanti-. Tem experiência na área de Educação, Psicopedagogia e Psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos neuropsicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, dificuldade de aprendizagem, distúrbio de aprendizagem, educação especial e psicomotricidade.

CÍNTIA ALVES SALGADO AZONI

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo - USP-Bauru -1999-, Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP -2005-, Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas -2010- e Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP. Docente Adjunto A do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Psicomotricista pelo ISPE-GAE-FMABC -2010-, com título reconhecido pela Université Dété, Paris. Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia -SBFa-, International Dyslexia Association -IDA- e da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria infantil e Profissões afins -ABENEPI-. Vice-líder do CNPq- Laboratório de Extensão e Pesquisa em Neuropsicologia, UFRN. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem oral e escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: Neurociências, Educação, Neuropsicologia, dislexia do desenvolvimento, Aprendizagem, distúrbios de linguagem e aprendizagem e intervenção, principalmente com uso de programas de remediação, capacitação de professores e profissionais da área de aprendizagem.

SYLVIA MARIA CIASCA

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -1979-, mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo -1990- e doutorado em Neurociencias pela Universidade Estadual de Campinas -1994-, Livre Docência em Neurologia Infantil -2005-. Atualmente é Professora Associado III da Universidade Estadual de Campinas e consultor científico da Universidade Estadual de Londrina. Membro da Academia Ibero-Americana de Neurologia Pediátrica -AINP-, Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins -ABENEPI-, Academia Brasileira de Neurologia. Presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, biênio 2009-2011, Vice-Presidente da ABENEPI, biênio 2013-2015, Presidente do III Congresso Internacional e XXIII Congresso Nacional da ABENEPI, 2015. Assessora técnica de vários periódicos nacionais e internacionais, Assessora técnica Fapesp e CNPq Coordenadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção – DISAPRE, Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP, Coordenadora dos Cursos de Especialização em Neuropsicologia e Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas-UNICAMP; Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento em Psicologia e Psicopedagogia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas-Unicamp . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliacao, neuropsicologia, leitura e disturbios.

Detalhes do Produto

Detalhes do Produto

editora Booktoy
Autor SÔNIA DAS DORES RODRIGUES, CÍNTIA ALVES SALGADO AZONI, SYLVIA MARIA CIASCA
ISBN-13 9788565027090
Edição 1
Ano da edição 2014
Número de Páginas 384
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete: