- Descrição
-
Detalhes
A partir de observações etnográficas e entrevistas profundas junto às travestis brasileiras militantes, foram cartografadas histórias de vida que organizam cenas a respeito de suas relações na infância, adolescência e vida atual, mapeando processos de estigmatização e suas respostas de enfrentamentos políticos e sociais que promovem a produção de culturas de resistências. Essas relações são marcadas por mediações denominadas "encontros com o poder", que, a partir da afirmação da diferença, inauguram um novo campo de investigação na Saúde Coletiva, nas Ciências Sociais, na Psicologia, assim como no campo dos Direitos Humanos, mostrando a importância da organização social e política da comunidade de travestis no Brasil como estratégia de promoção do cuidado de si e do exercício da cidadania.
As cartografias existenciais sugerem elementos que recontam as histórias coletivas das travestis, solicitando novas possibilidades de diálogos entre os órgãos governamentais e demais setores da sociedade civil, de modo a favorecer o surgimento de novas políticas públicas.
O estudo aqui apresentado se mostra como importante dispositivo para os estudos sobre sexualidades e gêneros, em uma perspectiva política e emancipatória de grupos marginalizados e excluídos pelas instâncias do poder, presentes tanto nas relações interpessoais quanto nas ações do Estado.
- Sumário
-
Summary
Introdução
O Mal-Estar das Sexualidades
Relações de Gêneros e a Estética Travesti
Violência e Exclusão Social
Homossexualidades e Organização Política e Social
A Ideia de Cidadania
Os Processos de Estigmatização e suas Ações Excludentes
Percurso Metodológico: os Encontros
As Histórias de Vida como Cartografias Existenciais
História de Vida I -Ônix
História de Vida II -Ametista
História de Vida III -Safira
História de Vida IV -Pérola
Considerações Finais
Referências
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
WILIAM SIQUEIRA PERES
Pós-doutor em Psicologia e Estudos de Gênero pela Universidade de Buenos Aires. Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professor de graduação e pós-graduação -mestrado e doutorado- em Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência na área de Psicologia e Saúde Coletiva: com ênfase em Esquizoanálise e Processos de Subjetivação, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Sexuais Humanos, Cidadania, Sexualidades e Gêneros em uma perspectiva de Política Queer.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Jurua Autor WILIAM SIQUEIRA PERES ISBN-13 9788536249360 Edição 1 Ano da edição 2015 Número de Páginas 190
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: