- Descrição
-
Detalhes
O conteúdo do presente livro organiza-se a partir de uma análise das condições de acesso ao Ensino Superior no Brasil, apontando uma série de deficiências e inversões como consequências do processo de ingresso na universidade em nosso país. Ciente das dificuldades e desafios que envolvem não só o exercício profissional propriamente, mas também em situações que requeiram habilidades elementares de terapeutas, principalmente em instâncias relativas a habilidades de participação social, fundamentais ao exercício de psicoterapia e que se desenvolvem ao longo do ciclo vital dos indivíduos, a presente obra apresenta uma proposta em 15 roteiros, alinhados em sequência lógica, gradual e progressiva, precedidos de um processo de avaliação e seguidos de atividades complementares. Cada roteiro descreve uma sessão, que inclui atividades de dinâmica de grupo, jogos e vivências de forma a sistematizar o treinamento de habilidades elementares de terapeutas de grupo. Como estas habilidades envolvem instâncias relativas ao convívio social e exercício profissional em geral, o programa proposto pode adaptar-se a contextos diversos ao de formação de psicólogos, em áreas afins, tais como formação de educadores, em orientação vocacional e profissional, seleção e treinamento profissional, entre outras.
- Sumário
-
Summary
SUMÁRIO
1 DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL BÁSICO PARA O EXERCÍCIO DE PSICOTERAPIA DE GRUPO
1.1 Período Pré-vestibular
1.2 Transição ao Ensino Superior
1.3 Criatividade, Comportamento Emocional e Autonomia
1.4 Habilidades Sociais
1.5 Habilidades de Terapeuta
1.5.1 Habilidades empáticas
1.5.2 Perguntar, operacionalizar, resumir
1.5.3 Avaliar e descrever
1.6 Habilidades de Terapeutas de Grupo
1.7 O Ensino de Habilidades Elementares de Terapeutas
1.8 Relato de um Treinamento de Habilidades Elementares de Terapeutas
2 PROGRAMAÇÃO DO ATENDIMENTO EM GRUPO
2.1 Atividades Pré-grupais
2.1.1 Teste de Torrance: versão brasileira
2.1.2 Teste pensando criativamente com palavras
2.1.3 Escala de Estresse para Adolescente - ESA.
2.1.4 Inventário de habilidades sociais
2.2 Roteiros
2.2.1 1 Roteiro
2.2.2 2 Roteiro
2.2.3 3 Roteiro
2.2.4 4 Roteiro
2.2.5 5 Roteiro: Criando condições para observar
2.2.6 6 Roteiro Nemo e Marlin
2.2.7 7 Roteiro
2.2.8 8 Roteiro
2.2.9 9 Roteiro: consolidando o comportamento empático
2.2.10 10 Roteiro
2.2.11 11 Roteiro
2.2.12 12 Roteiro
2.2.13 13 Roteiro
2.2.14 14 Roteiro
2.2.15 15 Roteiro
2.3 O Período Pós-grupo
REFERÊNCIAS
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Norma Sant'Ana Zakir
Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná -UFPR-. Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCCAMP-. Especialização em Educação pela UNIFIL. Especialização em Psicologia Clínica. Graduação em Psicologia e História pela Universidade Estadual de Londrina -UEL-. Nesta instituição é professora no curso de Psicologia há quase trinta anos, tendo anteriormente desempenhado atividades no Ensino Médio e em Psicologia Clínica, área na qual tem maior engajamento atualmente, assim como em Psicologia da Saúde. Nestas áreas orientou monografias e dissertações de mestrado, coordenou inúmeros projetos acadêmicos com adoção de psicoterapia de grupo em seus procedimentos. Ministrou disciplinas em nível de pós-graduação, tanto de caráter teórico quanto prático, cujo conteúdo contemplava processos grupais, estruturação e psicoterapia de grupo. Participou de publicações acerca de temas diversos, em especial avaliação, prevenção e tratamento do estresse em diversos contextos, tema frequente em suas atividades e produção acadêmica.
Edmarcia Manfredin VilaConcluiu Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCAR- e Especialização em Psicoterapia na Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina -UEL-. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina -UEL-. É professora desta Universidade desde 1996. Ministrou disciplinas teóricas e práticas do Curso de Psicologia e supervisiona Estágio em Psicologia Clínica, como requisito para a formação do estudante de Psicologia em habilidades profissionais do Psicólogo Clínico, na modalidade de atendimento individual e grupal. Atua em projetos de Extensão Universitária na área de Psicologia Clínica -Tratamento Prevenção Psicológica- atendendo população com diferentes queixas clínicas, principalmente com dificuldades em Habilidades Sociais em contextos variados. Recentemente, tem atuado na área de Vulnerabilidade Social, com crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica. Nessas áreas de atuação inclui-se a análise de processos individuais e grupais nos programas de intervenção psicológica, procedimentos e técnicas de Psicoterapia de Grupo e do Treinamento de Habilidades sociais.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Jurua Autor NORMA SANTANNA ZAKIR / EDMARCIA MANFREDIN VILA ISBN-13 9788536243801 Edição 1ª Ano da edição 2013 Número de Páginas 108
Calcule prazo de entrega e frete: