• Ao comprar este item você receberá 164 pontos!

Velhice e diferenças na vida contempotanea

Mais Imagens

Velhice e diferenças na vida contempotanea
R$41,00

Disponível: Sem estoque


Descrição

Detalhes

O tema principal do presente livro é a velhice e o processo de envelhecimento de diferentes segmentos da população brasileira. No entanto, os contextos em que o velho ou idoso marcam presença variam entre textos e autores, evidenciando as múltiplas formas de se viver a velhice e os desafios sociais e econômicos que demandam políticas públicas para com aqueles que envelhecem. Esta obra oferece a oportunidade de comparar realidades distintas e experiências singulares, as quais suscitam o debate em torno de direitos sociais e específicos daquele que envelhece. Nisso reside seu valor e a legitimidade de trazer ao público leitor os esforços dos pesquisadores envolvidos e as potencialidades de um novo campo científico, a Gerontologia.

Sobre o Autor

Sobre o Autor

NEUSA MARIA MENDES DE GUSMAO

Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doc no Instituto de Ciências Sociais - ICS - da Universidade de Lisboa em 1998 e 2002. Livre-Docente na Área de Antropologia e Educação em 2003, FE/UNICAMP e Titular na Área de Antropologia e Educação, FE/UNICAMP em 2009. Atualmente é professora titular, MS-6 da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Educação, atua principalmente nos seguintes temas: cultura, escola, negros, território, direito quilombola, imigração africana. Antropóloga e professora titular (Colaboradora) do DECISE Departamento de Ciências Sociais na Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação FE/UNICAMP e da Pós-Graduação - Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) do IFCH/UNICAMP. É pesquisadora do CERU/USP. Foi pesquisadora 1D do CNPq entre 1998 e 2008. Dedica-se ao estudo da Antropologia da Educação e das questões étnicas e raciais em diferentes contextos. Membro da ABA Associação Brasileira de Antropologia integrou o Grupo de Trabalho sobre Terras de Quilombo da ABA e integrou a Comissão Nacional de Ensino de Antropologia da mesma associação no período de 2004/2006. Além de artigos referidos à antropologia, educação, relações raciais, infância e velhice, organizou e publicou diversas coletâneas. Entre estas, destaca-se a coletânea Diversidade, cultura e educação. Olhares cruzados São Paulo; Biruta, 2003. Publicou os seguintes livros: Terra de Pretos, Terra de Mulheres terra, mulher e raça num bairro rural negro . Biblioteca Palmares Nº. 6. Ministério da Cultura Fundação Cultural Palmares, Brasília, V. 6. 1995/1996 e Os Filhos da África em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educação . Imprensa de Ciências Sociais/ ICS Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2004 (edição portuguesa). A edição brasileira de mesmo título, adotada institucionalmente por alguns estados brasileiros em função da Lei 10 639, é da Editora Autêntica e foi editado em 2005. Bolsista do Centro de Estudos Sociais - CES/ Universidade de Coimbra, 2011. Professora Visitante da UERJ com bolsa de curta duração pela FAPERJ em 2012.

OLGA RODRIGUES DE MORAES VON SIMSON

É cientista social e Professora Assistente Doutora na faculdade de Educação da UNICAMP. Entre outras atividades, coordena diversos grupos de pesquisa e de aplicação no Centro de Memória da UNICAMP, os quais se dedicam a levantar a história de grupos e de instituições sociais em Campinas e região e a apoiar as escolas e as comunidades a entrar em contato com as informações levantadas. Sua espe-cialidade é história oral, produto e processo em que os idosos têm destacada atuação.

Informação Adicional

Informação Adicional

editora Alinea
Categoria DH.Terceira idade
Autor NEUSA MARIA MENDES DE GUSMAO E OLGA RODRIGUES DE MORAES VON SIMSON
ISBN Não
ISBN-13 9788575161531
Edição
Ano de Lançamento 2006
Número de Páginas 186
Indisponível no fornecedor Não
Calcule o Frete

Calcule prazo de entrega e frete:

 

 

20%

30%