- Descrição
-
Detalhes
Na experiência com esse trabalho, em contato com transexuais, começamos a nos envolver com esse instigante fenômeno e passamos a nos indagar como seria a trajetória de vida dessas pessoas, como vivenciam sua sexualidade, como esta se desenvolve, como é a vivência de se perceberem como transexuais. Para uma melhor compreensão, incursionamos pela trajetória histórica, passando pelas mais variadas fontes que retratam a inversão de gênero no comportamento, até chegarmos à compreensão e aos significados que foram atribuídos pelos transexuais, que vivenciaram esse fenômeno, cujos discursos foram submetidos à análise da redução fenomenológica, ancorada às idéias do filósofo do diálogo, Martim Buber.
- Sobre o Autor
-
Sobre o Autor
Maria Alves de Toledo Bruns
Doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1985) Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Plínio Augusto de Amparo (1983). Pós Doutorado em linguística pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo-USP ( 1994) Docente e pesquisadora Credenciada no Programa de Pós -Graduação - nível de mestrado e doutorado - do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - Universidade de São Paulo - campus de Ribeirão Preto e no Programa de Pós - Graduação em Educação Sexual nível de mestrado da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP) ? Campus de Araraquara, SP. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidadevida-USP/CNPq. O Projeto ?Sexualidade e Desenvolvimento: o existir de homens e mulheres? ancora as pesquisas nos seguintes eixos investigativos : 1º. O mosaico da família contemporânea e as relações de gênero; 2º. As diversidades sexuais: sujeito/corpo/desejo/corporeidade na pós-modernidade; 3º - O corpo em sua temporalidade: o processo do envelhecer, do adoecer e o (des)erotizar-se; 4º - A sexualidade de sujeitos com deficiências. E a metodologia qualitativa fenomenológica é eleita para conduzir o desvelamento de horizontes compreensíveis dos fenômenos indagados.
Maria Jaqueline Coelho Pinto
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista (1991), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação - FFCLRP-USP. É psicóloga, psicodramatista, docente e coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Sexualidade da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Membro do Grupo SexualidadeVida/USP-CnPq, com experiência na área de Psicologia Clínica e da Saúde com ênfase em Sexualidade, atua principalmente nos seguintes temas: sexualidade, gênero, orientação sexual, transexualidade, transtorno de identidade de gênero, adolescente, adulto e casais.
- Detalhes do Produto
-
Detalhes do Produto
editora Alinea Autor MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS E MARIA JAQUELINE COELHO PINTO ISBN-13 9788587585561 Edição 1ª Ano da edição 2003 Número de Páginas 152
Calcule o Frete
Calcule prazo de entrega e frete: